Para melhorar o condicionamento físico é necessária uma combinação de exercícios cardiovasculares, de força e de flexibilidade. Além disso, esses três componentes desempenham papéis essenciais no desenvolvimento de uma boa forma física e na promoção da saúde física e mental. A seguir, confira 8 exercícios práticos para incluir na rotina!
Foto: Prostock-studio | Shutterstock
1. Corrida ou caminhada rápida
Corrida e caminhada rápida são exercícios cardiovasculares de alto impacto que podem melhorar significativamente a resistência. Eles aumentam a frequência cardíaca, fortalecem as pernas e queimam calorias.
Foto: Nina Buday | Shutterstock
2. Agachamentos
Agachamentos são exercícios de força que estimulam os músculos das pernas, quadris e glúteos. Eles ajudam a melhorar a resistência muscular, a estabilidade do core e a flexibilidade das articulações dos quadris e joelhos.
Foto: NDAB Creativity | Shutterstock
3. Pular corda
Pular corda é um exercício intenso. Por causa disso, o coração tende a trabalhar mais durante a prática, assim como também aumenta a frequência respiratória.
Foto: Undrey | Shutterstock
4. Prancha
A prancha é um exercício de isometria que fortalece o core, incluindo os músculos abdominais, lombares e oblíquos. Além de melhorar a força central, também favorece a postura e a estabilidade da coluna vertebral, reduzindo o risco de lesões nas costas.
Foto: Khosro | Shutterstock
5. Natação
A natação é um exercício cardiovascular de baixo impacto que trabalha todo o corpo. “Quem pratica atividades aquáticas conquista melhor condicionamento físico e qualidade de vida [...]”, conta a personal trainer Mariana Onias.
Foto: Imagem: BalanceFormCreative | Shutterstock
6. Levantamento de peso
O levantamento de peso envolve o uso de halteres ou pesos livres para realizar uma variedade de exercícios, como levantamento terra, supino e rosca direta. Esses exercícios visam diferentes grupos musculares.
Foto: Dusan Petkovic | Shutterstock
7. Flexões
As flexões são exercícios de fortalecimento do tronco superior que trabalham os músculos do peito, ombros e tríceps. Começar com flexões de joelhos e, em seguida, progredir para as flexões normais é uma maneira eficaz de construir essa força gradualmente.
Foto: Dusan Petkovic | Shutterstock
8. Yoga e pilates
O yoga se concentra em posturas e técnicas de respiração para promover o bem-estar mental e físico. O pilates estimula o fortalecimento do core e a melhoria da postura, utilizando exercícios controlados e repetições específicas.
Foto: Imagem: Jacob Lund | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: iStock