8 motivos para incluir carboidratos na alimentação

Foto: Lari Bat/iStock

Os carboidratos são macronutrientes essenciais para a saúde do corpo. Encontrados em alimentos como batata-doce, quinoa e aveia, eles fornecem uma série de benefícios ao organismo. E, apesar de serem vistos como os “vilões” das dietas por algumas pessoas, devem fazer parte de um cardápio alimentar saudável. A seguir, indicamos bons motivos para você incluir a substância nas suas refeições. Confira! 

Foto: Nataliya Dmytrenko | Shutterstock

1. Aumenta a disposição para o treino 

Segundo a nutricionista Natália Colombo, os carboidratos mantém os estoques energéticos adequados antes do exercício físico e fornecerem energia durante a prática. "Uma ingestão inadequada desse nutriente pode causar cansaço e fadiga durante o treino. Os estoques desse nutriente no nosso organismo são bastante limitados, ao contrário dos estoques de gordura”, afirma.

Foto: guys_who_shoot | Shutterstock

2. Favorece a saúde-mental 

Consumir carboidratos fornece ao cérebro a energia necessária para funcionar adequadamente, o que pode melhorar o humor, a concentração e a função cognitiva. Além disso, alguns carboidratos, especialmente aqueles com um índice glicêmico mais alto, aumentam temporariamente os níveis de serotonina no cérebro, neurotransmissor associado ao bem-estar.

Foto: Vectorfair | Shutterstock

3. Preserva a massa muscular 

Os carboidratos têm um papel indireto na manutenção da massa muscular, pois ajudam a preservá-la ao evitar que o corpo recorra às proteínas musculares como fonte de energia durante os exercícios físicos. Por isso, “após o término do exercício, há a necessidade da ingestão de carboidratos para a reposição de glicogênio muscular e hepático”, diz a nutróloga Dra. Marcella Garcez.

Foto: oneinchpunch | Shutterstock

4. Regula a função intestinal 

As fibras presentes nos alimentos com carboidratos promovem a saúde digestiva, pois aumentam o volume e maciez das fezes, o que facilita o movimento no intestino. “As fibras presentes nos alimentos ajudam a manter o corpo em equilíbrio. Absorvem excessos e ajudam a eliminar as toxinas. Previnem a constipação e doenças relacionadas ao intestino”, completa a nutricionista Fernanda Sobral.

Foto: Alrandir | Shutterstock

5. Evita a hipoglicemia 

Segundo a endocrinologista Manuela Rocha Braz, a hipoglicemia é a situação em que os níveis de açúcar no sangue ficam baixos. O consumo adequado de carboidratos pode ajudar a prevenir o problema. Isso porque o corpo converte os macronutrientes em glicose, ajudando a manter os níveis de açúcar no sangue em uma faixa saudável. 

Foto: vetre | Shutterstock

6. Mantém a saciedade por mais tempo 

Os carboidratos mantêm a sensação de saciedade por mais tempo. Logo, ao contrário do que alguns mitos perpetuam, favorecem o emagrecimento, já que o cérebro entende que a pessoa está satisfeita e reduz a exigência por comida. Mas fique atento: é preciso consumi-los em equilíbrio e, preferencialmente, de fontes saudáveis.

Foto: Milan Ilic Photographer | Shutterstock

7. São fontes de nutrientes 

Alguns alimentos ricos em carboidratos, como frutas, verduras e legumes, também fornecem uma variedade de nutrientes essenciais, como vitaminas do complexo B, ferro, magnésio e antioxidantes, importantes para a saúde geral do corpo.

Foto: Foxys Forest Manufacture | Shutterstock

8.  Reduz o colesterol ruim (LDL) 

Os carboidratos, quando consumidos de forma adequada e provenientes de fontes saudáveis, desempenham um papel significativo na redução dos níveis de colesterol. Isso porque eles são fonte de fibras solúveis, que se ligam ao colesterol no intestino, impedindo sua absorção. Além disso, tem um baixo índice glicêmico e é uma alternativa aos alimentos ricos em gorduras saturadas. 

Foto: BongkarnGraphic | Shutterstock

Consulte um especialista 

Antes de alterar o consumo de carboidratos, consulte um nutricionista para uma avaliação individual. Assim, você garante a ingestão adequada do macronutriente. Além disso, o suporte de um especialista facilita a escolha de fontes saudáveis e o gerenciamento de condições de saúde específicas, como diabetes e intolerância alimentar.

Foto: yonikamoto | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Lari Bat/iStock