Para combater a inflamação é importante seguir uma dieta baseada em alimentos ricos em antioxidantes. “Sua alimentação anti-inflamatória deve fornecer um equilíbrio saudável de proteína, carboidrato, gordura, vitaminas, minerais e fibras, priorizando alimentos com propriedades anti-inflamatórias”, recomenda a médica nutróloga Marianna Magri. Confira outros alimentos indicados:
Foto: YARUNIV Studio | Shutterstock
1. Uva roxa
As uvas contêm resveratrol, um composto vegetal com propriedades anti-inflamatória e antioxidante. Além disso, podem ajudar a diminuir o risco de várias patologias, incluindo doenças cardíacas.
Foto: Romix Image | Shutterstock
2. Frutas vermelhas
As frutas vermelhas contêm vários micronutrientes essenciais. “Elas não apenas reduzem a inflamação existente, mas também preparam as células para responder melhor a qualquer inflamação futura”, esclarece a Dra. Marianna Magri.
Foto: DUSAN ZIDAR | Shutterstock
3. Peixes
Salmão e outros peixes gordurosos são ricos em ácidos graxos ômega 3 (W3) DHA e EPA, que reduzem o inchaço. Além disso, o W3 também é benéfico para doenças autoimunes, como o lúpus.
Foto: zi3000 | Shutterstock
4. Cúrcuma
A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, não é tóxica e tem uma variedade de propriedades terapêuticas, incluindo anti-inflamatória, antioxidante, antimicrobiana, antisséptica e analgésica.
Foto: Rostovtsevayu | Shutterstock
5. Folhas verdes
Espinafre, couve, acelga e rúcula são ricos em antioxidantes, vitaminas e nutrientes, incluindo ácido fólico, fibra e vitaminas que, em uma dieta saudável, reduzem o risco de doenças crônicas.
Foto: Shlyahov Sergei | Shutterstock
6. Abacate
Os abacates são fontes de gorduras saudáveis (monoinsaturadas), que ajudam a reduzir o colesterol e a inflamação nas articulações.
Foto: Maram | Shutterstock
7. Tomate
O tomate é um nutriente com propriedades antioxidantes associado a benefícios para o organismo, que vão desde a saúde do coração até a proteção contra queimaduras solares.
Foto: Enez Selvi | Shutterstock
8. Chia
A chia oferece todos os nove aminoácidos essenciais para o corpo, portanto é uma proteína vegetal de alta qualidade. Além disso, mais de 80% do teor de carboidratos da semente estão na forma de fibra.
Foto: Natasa Du | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: iStock