Índice alto
Mais de 90% de 121 pacientes submetidos à cirurgia bariátrica voltaram a engordar após o procedimento cirúrgico.
Foto: Towfiqu barbhuiya/ Unsplash
O estudo
O número é do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), com pacientes atendidos no Hospital Samaritano, em João Pessoa (PB), entre 2020 e 2022.
Foto: iStock
Referência
“A cirurgia bariátrica é considerada padrão ouro para o tratamento da obesidade mórbida”, atestou Jogilmira Macedo, enfermeira e autora do estudo, ao Jornal da USP.
Foto: Arquivo pessoal
Preocupante
"Mas a recidiva de peso em alguns pacientes é preocupante sob o aspecto do desfecho em relação ao controle metabólico e nutricional", acrescentou a especialista no pós-cirúrgico de obesos mórbidos.
Foto: iStock
Por quê?
A pesquisa testa a correlação entre o reganho de peso e os vários transtornos psíquicos identificados nos pacientes, como ansiedade, depressão e alcoolismo.
Foto: iStock
Características
O destaque foi o transtorno de compulsão alimentar, em grau leve em 16% dos pacientes que voltaram a engordar e na forma grave em 6% deles.
Foto: iStock
Análise
"O corpo foi cuidado, mas as questões emocionais que levaram ao comportamento alimentar disfuncional podem persistir", diz a enfermeira. Por isso, recomenda-se acompanhamento psicológico.
Foto: PriscillaDuPreez/ Unsplash
Multidisciplinar
Mas não se pode cravar que essa seja a única relação. Saiba o que mais se pode fazer para evitar o reganho de peso, com as dicas da endocrinologista Giovanna Carpentieri, especialista em bariátrica.
Foto: Pixabay
Dieta saudável
O paciente deve seguir um plano de dieta saudável e compatível com a própria rotina, com pelo menos três refeições por dia.
Foto: Yalamber Limbu/ Unsplash
Menos é mais
Privilegie proteínas magras, grãos integrais e laticínios com baixo teor de gordura, por exemplo.
Foto: Sam Moghadam Khamseh/ Unsplash
Atividade física
Assim como cuidar da alimentação, se exercitar também é essencial para manter o peso e a saúde em dia.
Foto: Danielle Cerullo/ Unsplash
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: Nate Johnston/ Unsplash