Relato de Anitta
Por meio de uma rede social, a cantora contou nesta semana que foi diagnosticada com endometriose e que precisará passar por uma cirurgia. (01/12)
Foto: RD1
Mas o que é endometriose?
É uma doença provocada quando o tecido endometrial está fora da cavidade uterina. E, no período menstrual, em vez de ser expelido pela vagina, esse tecido descama e sangra onde estiver, causando dor e inflamação. (02/12)
Foto: Alto Astral
Principal sintoma
Qualquer tipo de desconforto associado ao período menstrual pode ser um sinal da doença. Por exemplo: se a mulher tem dor no ombro toda vez que menstrua, ela pode ter uma endometriose que irradia para esse local. (03/12)
Foto: Pixabay
Sintomas mais comuns
Cólica menstrual intensa, dores na relação sexual quando a penetração é profunda e dor para evacuar são outros indicativos da endometriose. (04/12)
Foto: Pixabay
Outros sintomas
A endometriose é uma doença em que, dependendo do local do corpo onde estiver, a mulher terá um conjunto de sinais específicos. É preciso ficar atento para um diagnóstico precoce. (05/12)
Foto: Saúde em Dia
Dor ao urinar
Se a mulher sente muita dor ao urinar e/ou tem sangramento na urina durante o período menstrual pode ser um indicativo de endometriose na bexiga. (06/12)
Foto: Pixabay
Dor nas pernas
Caso a mulher sinta muitas dores nas coxa e na perna durante a menstruação, há a possibilidade de ser endometriose nos nervos pélvicos. (07/12)
Foto: Sport Life
Cuidado com cicatrizes
Caso as cicatrizes apresentem alguma modificação durante o período de menstruação periodicamente pode ser um sinal de endometriose. (08/12)
Foto: Pixabay
Dificuldade para engravidar
Algumas mulheres são assintomáticas e só acabam descobrindo o diagnóstico quando apresentam dificuldade para engravidar. “Endometriose está relacionada a dificuldade pra engravidar. Também é um sintoma”, alerta Lasmar. (09/12)
Foto: Alto Astral
Quando procurar um médico?
Um especialista deve ser consultado em caso de cólica menstrual incapacitante, dor na relação sexual, dor para evacuar, sangramento nas fezes ou na urina, fluxo menstrual aumentado e qualquer tipo de desconforto ou dor relacionados ao período menstrual. (10/12)
Foto: Pixabay
Especialista entrevistado
Bernardo Lasmar, professor de ginecologia da Universidade Federal Fluminense e da Universidade Estácio de Sá e médico da Ginendo (11/12)
Foto: Reprodução/Instagram
Acompanhe o Terra
Diariamente, o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acompanhe o site e as redes sociais! (12/12)
Foto: Folha Dirigida