Alerta! Os sinais ocultos de que você está estressado

Os “sintomas” dessa condição nem sempre são óbvios; veja como identificar

Foto: Yuri Marchenko

O que é

O estresse é uma reação natural do corpo a uma situação de perigo, uma situação conflituosa ou a uma preocupação.

Foto: Iuliia Burmistrova

Ciência explica

A psiquiatra Jaqueline Bifano explica: "O organismo, quando identifica uma situação de perigo, ou uma situação que está gerando uma preocupação no indivíduo, ele começa a liberar hormônios e algumas substâncias que fazem com que o nosso corpo se prepare, fique em alerta e se prepare para fugir".

Foto: Arquivo Pessoal

Causa e efeito

Com isso, é normal que o corpo “reaja” ao estresse e os sintomas físicos mais comuns são conhecidos pela maioria das pessoas: dor de cabeça, taquicardia, dores musculares, dor no estômago e problemas estomacais.

Foto: miniseries

Sérios problemas

A longo prazo, o estresse contínuo pode causar problemas mais sérios. "A pessoa pode desenvolver um problema estomacal e pode começar a ficar com dores de cabeça recorrentes", explica a psiquiatra.

Foto: Daniel de la Hoz

Irritabilidade

Este é outro sintoma clássico do estresse e um dos que aparece primeiro. Diante de situações estressantes, a pessoa começa a ficar explosiva, perde a paciência com facilidade, se incomoda com situações simples.

Foto: PeopleImages

Falta de concentração

"Sob situação de estresse, a pessoa não consegue se concentrar por muito tempo nas atividades. Ela tenta se concentrar, mas a concentração não é sustentada por muito tempo, e ela se distrai com facilidade", descreve a psiquiatra.

Foto: Juanmonino

Dificuldade de dormir

A insônia também pode surgir como resposta do organismo a situações estressantes, como pontua Jaqueline: "Às vezes, a pessoa tenta dormir, ela se deita, mas os pensamentos continuam frequentes e a pessoa não consegue relaxar".

Foto: KatarzynaBialasiewicz

Tensão muscular

O estresse também causa tensão, já que os músculos se contraem como resposta à situação de nervosismo.

Foto: Liderina

Outros sinais

É comum que pessoas estressadas também descontem a raiva no consumo excessivo de comida ou álcool, chorem com facilidade, tenham humor instável e vivam desanimadas.

Foto: triloks

Rompa o ciclo

Para romper este ciclo, é importante que o paciente busque ajuda profissional. Segundo Jaqueline, o primeiro passo é identificar a origem do estresse.

Foto: Georgijevic

Mude hábitos

Além disso, a psiquiatra também orienta que pessoas estressadas busquem mudar de hábitos, praticar exercícios físicos, tomar cuidado com a alimentação e encontrar atividades que lhe deem prazer. Prontos para começar?

Foto: Lyndon Stratford

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Studio4