O adoçante aspartame, usado em refrigerantes diet da Coca-Cola, gomas de mascar e outras bebidas, será listado em julho como "possivelmente cancerígeno para humanos" pela primeira vez
Foto: iStock
Mas, para além do adoçante aspartame, já existem outros produtos considerados potencialmente cancerígenos para humanos na lista da OMS. Veja a seguir:
Foto: iStock
Carnes processadas
Qualquer tipo de carne que tenha sido alterada por salga, cura, fermentação, defumação e outros meios para realçar sabor ou melhorar a sua preservação.
Foto: iStock
Salsicha
A salsicha é uma das carnes considerada processada, e - por isso - entra na lista. Aliás, você sabe como é feita a salsicha? Clique no link abaixo para tirar essa dúvida.
Foto: iStock
Linguiça
Linguiça também é carne processada. Segundo a OMS, consumir 50 gramas por dia desses tipos de alimentos aumentam a chance de desenvolver câncer colorretal em 18%.
Foto: iStock
Presunto
Mais um item de consumo diário para muitos brasileiros e que precisa de atenção. No Brasil, o produto passou por alterações recentes de classificação.
Foto: iStock
Peixe salgado da China
Os chineses usam sal para preservar esse peixe, que entrou na lista da OMS em 2012. Uma pesquisa, no entanto, indica que o problema maior é ligado ao consumo dele na adolescência.
Foto: iStock
Bebidas alcoólicas
O álcool esta na lista da OMS há mais de 10 anos, desde 2012. Uma pesquisa de 2021 estimou que 4% dos novos casos de câncer em 2020 poderiam estar associados ao consumo de bebida.
Foto: iStock
Noz de areca (noz de betel)
Comum na Ásia, a noz é mascada principalmente por homens por ter propriedades estimulantes. Seu consumo está ligado a altas taxas de câncer de boca.
Foto: iStock
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação...
As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: iStock