Faz bem
Nada como ter o sono em dia! Todos nós sabemos dos benefícios que uma noite bem dormida, alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos trazem à saúde. Mas nem sempre os planos saem como planejados e a insônia – ou outro acontecimento – bate à porta.
Foto: amenic181
Consequências
A ciência mostra que pessoas com privação de sono possuem tempos de resposta mais lentos, dificuldade de prestar atenção, queda na memória, enfraquecimento do sistema imunológico, alteração no metabolismo e capacidade de tomada de decisão prejudicada; além de ficarem ansiosas, deprimidas e até mesmo antissociais.
Foto: iStock
No cérebro
Quando não dormimos bem, a região do córtex pré-frontal (responsável pelo planejamento, tomada de decisões e outras atividades) manifesta menos funções.
Foto: iStock
Ainda no cérebro
A privação de sono também afeta o sistema nervoso simpático, fazendo com que nosso nível de estresse, nossa pressão arterial e nossa resposta ao cortisol aumentem.
Foto: iStock
Soneca
Para reduzir danos, a primeira atitude é tirar uma soneca. O importante é limitar-se a 30 minutos, para que você não alcance a “inércia do sono".
Foto: iStock
Café
A cafeína é outro estimulante que pode salvar seu dia após uma noite mal dormida. Sem exageros, é claro: muito café pode te deixar ansioso e nervoso.
Foto: Jacob Wackerhausen
Exercícios físicos
Um estudo de 2022 mostrou que pessoas que treinaram após uma noite de privação total de sono tiveram melhor desempenho em um teste cognitivo do que aquelas que não fizeram nenhuma atividade.
Foto: PeopleImages
Reajuste a rotina
Para não sentir os efeitos no trabalho, reprograme seu dia e suas demandas profissionais de acordo com os momentos que você sabe que tem mais disposição e foco.
Foto: JLco - Julia Amaral
Durma
Sem sombra de dúvidas, o melhor remédio para a privação do sono é dormir! Lembre-se disso antes de passar horas e horas da madrugada lutando contra a vontade de dormir.
Foto: iStock
Dicas
"Antes de dormir, tente estabelecer uma rotina relaxante, deixe o ambiente de sono confortável e evite o uso de celulares", orienta Felipe Mendes médiconeurocirurgião e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia.
Foto: iStock
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: PeopleImages