Creatina: saiba quem pode tomar e conheça os benefícios

Entenda como funciona o "suplemento do momento"

Foto: stevecoleimages

O que é?

A creatina é um composto produzido pelo corpo humano, encontrado nas células dos músculos. A substância também pode ser encontrada em certos alimentos. Sua versão concentrada vem sendo cada vez mais usada no processo de tonificação muscular.

Foto: Farion_O

Quem pode tomar?

A creatina é indicada para atletas e pessoas que praticam atividades físicas de alto rendimento. O uso do suplemento deve ser feito com acompanhamento de um profissional especializado.

Foto: Casimiro

Quem não pode tomar

A nutricionista especializada em esportes e comportamento alimentar, Ruth Egg, afirma que pessoas com doenças renais ou hepáticas devem evitar o uso de creatina. "Isso pode sobrecarregar esses órgãos", afirma. Mulheres grávidas devem consultar seus médicos.

Foto: LeoPatrizi

Aumento de força

A creatina ajuda principalmente em esportes de curta duração e alta intensidade. "A creatina é armazenada nos músculos e utilizada como fonte de energia durante atividades de alta intensidade, como levantamento de peso e sprints", explica a nutricionista.

Foto: Edgar BJ

Mais massa magra

O suplemento ajuda no processo de ganho de massa magra. "No longo prazo, a creatina pode promover o aumento da massa muscular devido ao seu papel na síntese de proteínas musculares e na retenção de água intramuscular", diz a nutricionista Ruth Egg.

Foto: Thomas_EyeDesign

Recuperação dos músculos

O uso da creatina também ajuda na recuperação das fibras musculares que são rompidas durante o exercício físico. O suplemento é usado para ajudar na regeneração dos músculos.

Foto: RHJ

Benefícios cognitivos

A nutricionista diz que a creatina também pode ter efeitos positivos no cérebro. "Estudos mostram que a suplementação de creatina pode melhorar a função cognitiva, a memória e até mesmo ajudar em condições neurológicas como a doença de Parkinson", diz.

Foto: Farion_O

Benefícios para idosos

Os idosos também podem se beneficiar da creatina. Estudos apontam que o suplemento ajuda a combater a perda de massa e pode fortalecer os músculos das pessoas com mais idade. O uso do suplemento deve ser sempre feito sempre com indicação especializada.

Foto: ILIA KALINKIN

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Farion_O