Na comida, na farmácia
Sim, sabemos que a cúrcuma é utilizada como tempero há milhares de anos, principalmente pela culinária asiática. Mais recentemente, porém, o Ocidente também tem utilizado o componente como remédio e muitos médicos chegam a receitar suplemento com a substância, extraída a partir da curcumina.
Foto: efetova
O que a ciência diz
Porém, apesar da cúrcuma ser utilizada como remédio ou chá para tratar problemas inflamatórios, ainda são poucos os estudos que comprovam a eficácia dos suplementos na dieta.
Foto: HighImpactPhotography
Pesquisa 1
Um estudo publicado em setembro na revista BMJ Evidence-Based Medicine testou os benefícios do suplemento de cúrcuma para aliviar os sintomas gastrointestinais, como inchaço e indigestão de pacientes com dispepsia funcional.
Foto: iStock
Grupos
Para o teste, os pesquisadores dividiram 206 pessoas em três grupos: um que tomou 20 miligramas de omeprazol uma vez ao dia; outro que tomou duas cápsulas de 250 miligramas de curcumina quatro vezes ao dia; e um terceiro que tomou omeprazol e curcumina nas doses acima todos os dias.
Foto: Juanmonino
Resultados
Dos 151 pacientes que completaram a pesquisas, todos apresentaram resultados semelhantes. Seria a curcumina o omeprazol da natureza?
Foto: yokeetod
Cautela
A comunidade científica, contudo, ainda hesita em cravar os resultados da pesquisa como verídicas, ainda mais pelo fato do estudo não ter envolvido nenhum grupo placebo.
Foto: efetova
Outros estudos
Janet Funk, uma professora de medicina da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, revisou mais de 389 ensaios clínicos que avaliavam os benefícios dos suplementos de curcumina.
Foto: knape
Faz bem, sim
Na opinião da médica, ainda que os estudos fossem pequenos e mal desenhados, as evidências sugeriam que os suplementos eram sim úteis para a osteoartrite e para pessoas com resistência à insulina e diabetes.
Foto: BDMcIntosh
Chumbo
Outra conclusão que Janet chegou foi a de que muitos dos produtos utilizados na composição dos produtos eram contaminantes e prejudiciais à saúde. Inclusive, num estudo publicado pela médica em 2018, ela revelou que, dos 35 suplementos avaliados, apenas 1 não continha chumbo.
Foto: twilightproductions
Procure seu médico
Por esses e outros motivos, antes de tomar qualquer medicação por conta própria, o ideal é avaliar com um profissional médico se o tratamento faz ou não sentido para a sua condição de saúde.
Foto: Anna Martianova
Chá barrado
A Anvisa também levantou dúvidas sobre a utilização no preparo de chás. Isso porque, segundo a instituição, a cúrcuma não consta no Anexo I da Instrução Normativa (IN) nº 159, de 1º de julho de 2022, que detalha quais espécies vegetais estão permitidas para o preparo de infusões.
Foto: Nataly Hanin
Para temperar
Na dúvida, a principal recomendação é que a substância continue sendo consumida na sua forma natural, como tempero culinário.
Foto: iStock
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: Yulia_Davidovich