Dia Mundial Sem Tabaco: 7 males da substância para a sua saúde

Essa é a causa de morte mais evitável em todo o mundo

Foto: iStock

Todos os anos, em 31 de maio, a OMS celebra o Dia Mundial Sem Tabaco, destacando os riscos à saúde associados ao uso do tabaco e defendendo políticas eficazes para reduzir o consumo. O uso do tabaco é a causa de morte mais evitável em todo o mundo e atualmente é responsável pela morte de um em cada 10 adultos em todo o mundo.

Foto: iStock

Ao Terra Você, Michelle Andreata, médica pneumologista da Saúde no Lar, explica os principais riscos que o uso de tabaco pode trazer à saúde.

Foto: Divulgação

Doenças respiratórias

O tabagismo é a principal causa de doenças respiratórias crônicas, como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), que inclui enfisema e bronquite crônica. O tabaco também agrava a asma e está associado ao desenvolvimento de fibrose pulmonar.

Foto: iStock

Câncer

O tabaco é responsável por cerca de 85% dos casos de câncer de pulmão. Além disso, está relacionado a cânceres em outras partes do corpo, como boca, garganta, esôfago, pâncreas, bexiga, rim e colo do útero.

Foto: iStock

Doenças cardiovasculares

O consumo de tabaco é um fator de risco significativo para doenças cardiovasculares, incluindo infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e doenças arteriais periféricas. O tabaco contribui para o desenvolvimento de aterosclerose, que é o acúmulo de placas nas artérias.

Foto: iStock

Complicações na gravidez

Fumar durante a gravidez aumenta o risco de complicações como baixo peso ao nascer, parto prematuro e morte fetal. Está relacionada ao desenvolvimento de doenças ainda na infância, como a asma. Também está associado à síndrome da morte súbita infantil (SMSI).

Foto: iStock

Impacto no sistema imunológico

O tabaco enfraquece o sistema imunológico, tornando os fumantes mais suscetíveis a infecções, incluindo pneumonia e tuberculose. Além disso, pode reduzir a eficácia de vacinas e aumentar o risco de doenças autoimunes.

Foto: iStock

Doenças gastrointestinais

O tabagismo está associado ao desenvolvimento de úlceras pépticas e à doença de Crohn. Além disso, pode aumentar o risco de câncer no trato gastrointestinal.

Foto: iStock

Efeitos na saúde bucal

O tabaco causa problemas dentários significativos, incluindo doença periodontal, perda de dentes e câncer bucal. Também está associado a halitose e ao escurecimento dos dentes.

Foto: iStock

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: iStock