O que é?
O diabetes é uma doença que ocorre quando o corpo não consegue regular os níveis de açúcar (glicose) no sangue de forma adequada. Há mais de 12 milhões de pessoas diabéticas no Brasil.
Foto: Imagem: Martin-dm
Tipo 1
Diagnosticado principalmente na infância e adolescência, o diabetes tipo 1 acontece quando o pâncreas não produz, ou produz pouca insulina.
Foto: Imagem: simpson33
Tipo 2
Cerca de 90% dos casos de diabetes do mundo são correspondentes ao tipo 2, que está ligado ao acúmulo de gordura abdominal. Assim, o pâncreas produz cada vez mais insulina até parar de funcionar.
Foto: Imagem: martin-dm
Gestacional
Essa forma da doença acontece de modo temporário na gravidez, quando a necessidade de insulina é maior. Como a placenta cria uma resistência, a produção de insulina pode ser insuficiente para atender as demandas.
Foto: Imagem: martin-dm
Pré-diabetes
Já os casos de pré-diabetes ocorrem quando os níveis de açúcar no sangue são mais altos do que o normal, porém, ainda não se encaixam como diabetes.
Foto: Imagem: PeopleImages
Quando a pessoa é considerada diabética?
No nível normal, em jejum, a glicemia deve ser de 70 mg/dl a 100 mg/ld. Quando fica entre 100 e 125 mg/dl, a pessoa é considerada pré-diabética, enquanto os que chegam a 126 mg/dl são diabéticos.
Foto: iStock
Sintomas
No tipo 1, há sintomas como sede, cansaço, fome constante e vontade de urinar. No tipo 2, a pessoa percebe os sinais quando o diabetes já está avançado, podendo causar danos nos olhos, rins, etc.
Foto: Igor Alecsander
Tratamento
De modo geral, o tratamento consiste no acompanhamento com endocrinologista, aplicação de insulina em determinados casos, alimentação saudável e prática de atividade física.
Foto: Andres Victorero
Saúde no Terra Você
Acesse o Terra e tire suas dúvidas sobre a doença.
Foto: PeopleImages