Entenda o que é demência frontotemporal

Saiba quais são os sintomas, diagnóstico e tratamento da doença que afeta o ator Bruce Willis.

Foto: Instagram/@brucewillisbw

Diagnóstico de Bruce Willis

O ator Bruce Willis, famoso especialmente pelo filme Duro de Matar, foi diagnosticado com demência frontotemporal. Você sabe o que é esta doença neurológica?

Foto: Instagram/@brucewillisbw

O que é demência frontotemporal?

Ao contrário de outros tipos de demência, esta doença afeta majoritariamente o comportamento e a personalidade do paciente, porém, mantém relativamente preservado o funcionamento cognitivo.

Foto: iStock

Quem pode ser diagnosticado?

Não existe uma predisposição maior para mulheres ou homens. Porém, a demência frontotemporal costuma atingir mais as pessoas na faixa etária entre 45 e 65 anos.

Foto: iStock

Hereditariedade

Há uma ligação com a hereditariedade, isto é, indivíduos que são filhos de pessoas diagnosticadas com demência frontotemporal têm mais chances de desenvolver a doença.

Foto: iStock

Sintomas

Os principais sintomas estão ligados à mudança de comportamento e de personalidade. Os pacientes também podem apresentar dificuldades com a linguagem.

Foto: iStock

Diagnóstico

Além da avaliação médica em relação ao estado de saúde do paciente, a ressonância magnética e a tomografia computadorizada podem auxiliar no diagnóstico.

Foto: Reprodução/Instagram

Demência frontotemporal tem cura?

A demência frontotemporal é uma doença neurodegenerativa que não tem cura. O tratamento pode envolver reabilitação neuropsicológica, com apoio da fonoaudiologia e medicamentos específicos.

Foto: Instagram/@brucewillisbw

Subtipos

A doença apresenta 3 subtipos mais comuns: demência semântica, variante comportamental e afasia. Saiba mais sobre cada uma delas na matéria.

Foto: Reprodução/Instagram@brucewillisbw

Saiba mais!

Veja mais informações sobre demência frontotemporal no Terra.

Foto: Instagram/@brucewillisbw