Exercício físico ou atividade física? Entenda a diferença

Foto: Shutterstock

Exercício físico e atividade física são as mesmas coisas, né? Errado!

Foto: Shutterstock

Calma! Isso não precisa dizer que aquilo que você faz não vale nada.

Foto: Shutterstock

Manter-se em movimento está entre as principais recomendações de profissionais da saúde, e entender essa diferença é importante

Foto: Shutterstock

“Atividade física é todo movimento dos músculos com gasto energético, como por exemplo, o deslocamento a pé até o trabalho. Essa atividade, contudo, não garante todos os benefícios físicos possíveis e principalmente mentais, pois não há uma organização específica para sua execução"

garante a médica do Hospital Edmundo Vasconcelos (SP), Dra. Silvana Vertematti.

Foto: Shutterstock

“O exercício físico está ligado a um contexto social em que há concentração e foco para que se atinja um objetivo pré-estabelecido. Há roupas e apetrechos adequados, investimento de tempo e de segurança emocional, algo que vai muito além do ato de apenas se movimentar”

argumenta Silvana.

Foto: Shutterstock

É bom para o bem-estar?

O exercício físico trabalha na imunidade e ajuda na liberação de endorfina, hormônio que oferece sem sensação de bem-estar

Foto: Shutterstock

“Geralmente, a resposta do organismo ao exercício físico é alcançada após 30 minutos a 1 hora de prática”, afirma Vertematti.

Foto: Shutterstock

A doutora acrescentou que os exercícios não se fazem apenas dentro da academia. Mas vale lembrar que o exercício não se resume à academia.

Foto: Shutterstock

“Opções como caminhar no parque ou na praia, yoga, pilates ou até mesmo subir e descer escadas – quando feitos com organização e dentro de uma rotina – são exercícios físicos”

finaliza Silvana.

Foto: Shutterstock