Frutas 'proibidas' para diabéticos e suas melhores substitutas

Foto: iStock

Quem convive com a diabetes já sabe: é bem importante observar o índice glicêmico dos alimentos, ou seja, a velocidade com que um carboidrato é absorvido pelo organismo e se transforma em glicose no sangue.

Foto: iStock

"Os alimentos com alto índice glicêmico são absorvidos mais rapidamente e, além dos níveis de glicose, estimulam a produção de insulina", explica a nutricionista Cristiane Silveira Dutra Molina.

Foto: iStock

Doces como bolos, balas e chocolates, além de refrigerantes com açúcar, são os clássicos vilões de quem convive com a diabetes. Mas sabia que algumas frutas também possuem alto índice glicêmico e devem ser evitadas?

Foto: iStock

Banana

É a fruta com o maior índice glicêmico de todas. Caso queira consumir banana, o segredo é não exagerar na quantidade e comer junto com uma proteína, fibras e gorduras boas.

Foto: iStock

Caqui

Frutas muito doces, como o caqui, também devem ser evitadas. "Opte pelas cítricas, azedinhas ou pelo coco e abacate, que são fontes mais ricas em gorduras", sugere a nutricionista.

Foto:

Uva

Por ser tão pequena, a uva pode até parecer inofensiva. Mas por seu alto índice glicêmico é outra fruta a ser evitada por diabéticos.

Foto: iStock

Manga

Outra fruta com alto índice glicêmico. Caso queira consumir manga, faça isso junto com uma fibra, como aveia ou linhaça, já que elas ajudam a diminuir a absorção de carboidratos.

Foto: iStock

Complementos

A nutricionista também faz um alerta: "Substitua a granola, que geralmente leva açúcar, por sementes de chia ou linhaça e psyllium." Ela também sugere o uso de especiarias, como cacau e canela em pó, sob as frutas.

Foto: iStock

Frutas indicadas

Já outras frutas possuem baixo índice glicêmico e podem ser consumidas sem medo. São elas: maçã, pêra, kiwi, pêssego, tangerina, mexerica, lichia, limão, goiaba, morango e acerola.

Foto: iStock

Não tenha medo!

Uma alimentação equilibrada é a base da boa saúde. "Não tenha medo da comida de verdade, que vem da natureza! Tão importante quanto o que deve evitar é o que deve incluir", conclui a nutricionista.

Foto: iStock

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: iStock