Homem não usa calçado há 8 anos; quais os riscos?

Músico britânico alega que pés estão "mais fortes" do que antes

Foto: @saxbend

História

Um homem britânico garante que não usa um par de calçados há cerca de 8 anos. Ben Donnelly, de 39 anos, diz que gosta de provar aos amigos que seus pés evoluíram a ponto dele não precisar mais usar sapato.

Foto: @saxbend

Descalço por aí

Ben, em entrevista ao “Metro”, ressaltou ainda que detesta a sensação que um calçado lhe proporciona.

Foto: @saxbend

Firme e forte

Fora isso, ele garante que seus pés estão mais fortes, largos e até cheiram melhor do que quando usava sapatos.

Foto: @saxbend

Pés de guerra

"Duas ou três vezes por ano fico com vidro preso em meus pés e daí eu preciso desenterrá-lo, mas minha pele está tão grossa agora que não acontece muito", declarou.

Foto: @saxbend

Descalço em todo lugar

Ben contou ainda que já fez trilhas em vários lugares do planeta, como o Reino Unido, por exemplo. Ele também andou descalço pela Índia, pela Bulgária e pela Noruega.

Foto: @saxbend

Adeus, calçados

"A vida é muito curta para usar sapatos. Desde que estou descalço, minhas articulações estão melhores e sinto menos calor. Na verdade, meus pés cheiravam pior quando eu os usava. Comecei a usar menos na universidade e parei de ter sapatos completamente quando fiz 31 anos", declarou.

Foto: @saxbend

Pra lá e pra cá

Músico, Ben abre mão de usar calçado até na hora de ir a estádios assistir jogos de futebol; pra balada ou barzinho, a mesma coisa.

Foto: @saxbend

Pontos negativos

Ele destaca os problemas: "Certa vez, eu estava em um trem lotado e alguém ficou em cima dos meus pés por cinco minutos inteiros, foi dolorido."

Foto: @saxbend

Opinião médica

Segundo Carolina Milanez, médica dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), além do risco de cortar os pés, Ben também está sujeito a contaminações e outras doenças infecciosas.

Foto: Charles Etoroma

Especialista

"A gente pode se machucar com um pedaço de ferro, daí, por exemplo, o risco é de tétano. Tem o risco também de se contaminar com micoses de unha ao pisar em lugares molhados ou ao usar banheiros públicos. Sem falar de bicho geográfico, fungos e outros parasitas”, opina a médica.

Foto: Heather Morse

Segurança

Ela ainda ressalta que não há uma resposta exata para "em que lugar podemos andar descalços com segurança”. Isso depende da avaliação de cada local. Mas que andar sem chinelo é "bom e desestressa", nisso a médica e Ben concordam.

Foto: Ramiro Pianarosa

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Christopher Sardegna