Preponderância
Um dos fatores de risco para o câncer de próstata é a etnia. O tumor é mais frequente em homens de ascendência africana.
Foto: Freddy Kearney/ Unsplash
Estimativa
Segundo o portal Drauzio Varella, estudos apontam que eles são acometidos em 60% dos casos da doença. E costumam receber diagnóstico tardio, o que dificulta o tratamento.
Foto: iStock
O que explica?
De acordo com o Oncoguia, um dos motivos seriam as diferenças moleculares de uma etnia para outra. No caso dos negros, há mais polimorfismos, que aumentam a agressividade do tumor.
Foto: Terry Visidis/ Unsplash
Indicação
Por isso, entidades como a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que o rastreamento comece mais cedo para essa parcela da população.
Foto: National Cancer Institute/ Unsplash
Avaliação individual
Em geral, os homens são indicados a fazer check-ups periódicos com urologista a partir dos 50 anos. O médico avaliará a necessidade de exames.
Foto: iStock
Público prioritário
Mas homens negros, assim como obesos e outros que tenham parente de primeiro grau com a doença, devem iniciar essa fase antes.
Foto: iStock
Exames
Caso haja indicação médica, eles passarão pelo exame de toque retal e farão PSA (teste antígeno). O resultado será levado à biópsia para checar se há tumor ou não.
Foto: iStock
Como prevenir?
Alguns cuidados são indicados, como manter uma alimentação saudável, controlar o peso e praticar exercícios regularmente.
Foto: Edgar Chaparro/ Unsplash
Outros cuidados
Os estudos não são claros sobre a relação entre esse tipo de câncer e o consumo de álcool e cigarro. Mas ainda assim os médicos recomendam que o consumo seja evitado ou moderado.
Foto: iStock
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: iStock