Quem convive com a diabetes já sabe: é bem importante observar o índice glicêmico dos alimentos, ou seja, a velocidade com que um carboidrato é absorvido pelo organismo e se transforma em glicose no sangue.
Foto: iStock
"Os alimentos com alto índice glicêmico são absorvidos mais rapidamente e, além dos níveis de glicose, estimulam a produção de insulina", explica a nutricionista Cristiane Silveira Dutra Molina.
Foto: iStock
Sendo assim, para os diabéticos até os alimentos naturais e alguns considerados aliados da dieta podem ser perigosos. Veja a lista a seguir:
Foto: iStock
Batata
Por seu alto índice glicêmico, a batata deve ser evitada por pessoas com diabetes.
Foto: iStock
Batata Doce
A batata doce costuma surgir como substituta da batata comum em muitas dietas por ser um carboidrato complexo, mas não é indicada para diabéticos.
Foto: iStock
Mandioca
A mandioca também tem alto índice glicêmico e o melhor é maneirar no consumo desse tubérculo.
Foto: iStock
Mandioquinha (batata baroa)
Mesma coisa para a mandioquinha, conhecida também como batata baroa. Diabéticos, fujam!
Foto: iStock
Substitutos
Chuchu (foto), vagem, brócolis, repolho, alface, couve-flor, pepino, jiló, tomate, acelga, agrião, tomate cereja e espinafre são ótimos alimentos para os diabéticos.
Foto: iStock
Para melhorar a carga glicêmica da refeição a dica da nutricionista é associar proteína, fibras e gorduras boas a um carboidrato em quantidade equilibrada.
Foto: iStock
"As fibras, presentes nos vegetais, controlam o açúcar no sangue, aumentam a saciedade, auxiliam no trânsito intestinal e ainda melhoram a imunidade", reforça Cristiane.
Foto: iStock
"Não tenha medo da comida de verdade, que vem da natureza! Tão importante quanto o que deve evitar é o que deve incluir", conclui a nutricionista.
Foto: iStock
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação...
As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: iStock