MC Marcinho sobrevive com coração artificial; veja como funciona

Músico está internado desde que sofreu uma parada cardíaca

Foto: The Music Journal Brazil

Estado de saúde

O cantor de funk MC Marcinho está internado no Hospital Copa D'Or, no Rio de Janeiro, há mais um de mês. Ele segue dependendo de ventilação mecânica, coração artificial e hemodiálise.

Foto: @mcmarcinho

Boletim médico

"O paciente Marcio André Nepomuceno Garcia, internado no Hospital Copa D'Or desde o dia 27/06/2023, continua sob cuidados intensivos, com piora do quadro clínico nas últimas 72h. Ele permanece dependente do coração artificial, hemodiálise e ventilação mecânica ", atualizou o boletim desta quarta (23).

Foto: @mcmarcinho

Como começou

O músico precisou ser intubado após sofrer uma parada cardíaca no último 10 de julho. Em março deste ano ele recebeu o diagnóstico de que precisava trocar seu marca-passo após realizar uma série de shows no Carnaval. O funkeiro reclamava por não conseguir andar direito.

Foto: @mcmarcinho

Piora repentina

Na última terça, Gisa, a irmã do funkeiro, já havia pedido doações de sangue por conta de uma infecção generalizada. MC Marcinho foi retirado da lista de espera de transplante de coração por não poder realizar a cirurgia.

Foto: @mcmarcinho

Outros problemas

Além disso, o músico convive com um quadro de insuficiência cardíaca e renal; ele também lida com diabetes, doença renal e cardiopatia dilatada.

Foto: @mcmarcinho

O coração

Na última quinta (13), os médicos decidiram colocar um coração artificial no paciente para que ele aguentasse esperar pelo transplante. Agora, com o adiamento da cirurgia, ele seguirá com o órgão artificial.

Foto: Vonschonertagen

Como funciona?

De acordo com os próprios médicos que atenderam o cantor, o coração artificial nada mais é do que um equipamento que reúne duas bombas para ajudar na circulação do sangue.

Foto: Ugreen

Duas bombas

A primeira leva o sangue para dentro da circulação pulmonar, onde é oxigenado e em seguida retorna para o coração. Já a segunda bomba é responsável por distribuir o sangue pelo corpo.

Foto: stockce

Não é pra sempre

O aparelho, contudo, não pode ser utilizado por um período maior do que 3 a 4 meses.

Foto: iStock

O que dizem os médicos

A cardiologista responsável pelo setor no Copa D‘Or disse, em entrevista ao G1, que a expectativa é de remoção da bomba. “Provavelmente para um transplante, não para recuperação do coração que ele tem, que a gente sabe que é previamente doente”, afirmou a médica Jaqueline Miranda.

Foto: Dutko

Milagre

O irmão do cantor publicou uma foto na manhã desta quarta (23) pedindo um milagre. "Esse é o cara mais forte que já conheci. Eu creio que em nome de Jesus o milagre será feito na sua vida", escreveu Mauro Garcia.

Foto: @mcmarcinho

Foto: @mcmarcinho