Vida curta e rápida
O ciclo de vida do Aedes aegypti é formado por quatro etapas básicas: ovo, larva, pupa e adulto. O ciclo completo dura entre 7 e 10 dias, por isso é importante limpar e eliminar possíveis locais de água parada a cada uma semana, pelo menos.
Foto: iStock
Dieta diferenciada
Enquanto as fêmeas picam os humanos para se alimentar de sangue e gerar os ovos de novos mosquitos, os machos preferem uma dieta vegetariana, alimentando-se de néctar de flores.
Foto: iStock
Horário certo
Os mosquitos Aedes aegypti preferem sair para se alimentar de sangue durante o amanhecer - 5h/6h - e o anoitecer - 18h/19h - então, é importante redobrar a atenção nesses horários.
Foto: iStock
Vôo baixo
O padrão de voo do mosquito Aedes aegypti pode variar, e ele geralmente voa a alturas mais baixas, perto do solo. Por isso, proteger os pés, tornozelos e canelas, principalmente, é tão importante.
Foto: iStock
Mãezona
Uma fêmea de Aedes aegypti se alimenta quando já está grávida, para ajudar no desenvolvimento dos ovos. Depois de aproximadamente 3 dias, acontece a postura dos ovos, que pode variar entre 100 a 200 por vez. Durante sua vida, um mosquito pode dar origem a cerca de 1500 novos mosquitos.
Foto: iStock
Veja também
Quais são os melhores repelentes para se proteger da dengue?
Foto: iStock
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: iStock