Corte radical de açúcar na dieta pode trazer malefícios à saúde

Suspensão abrupta causa espécie de "abstinência" em pacientes. Entenda como fazer readequação alimentar

Foto: ALEAIMAGE

Dieta radical

Recentemente a polêmica envolvendo Belle Silva e Maira Cardi movimentou a internet. Isso porque a esposa do jogador Thiago Silva disse que a dieta indicada pela coach de emagrecimento desencadeou “coisas seríssimas” nela, como mau humor e ansiedade.

Foto: Reprodução/ Instagram @bellesilva

Abstinência

"Quando comecei a fazer o programa dela fiquei um mês sem açúcar, em plena abstinência, porque ela não te prepara, ela simplesmente corta (o açúcar). Então, você fica com emoções, humor alterado”, declarou Belle em vídeo publicado no seu Instagram.

Foto: Márcia Piovesan

Ciência concorda

Segundo a ciência, o corte radical do açúcar na dieta do paciente pode desencadear, sim, sintomas parecidos com o da abstinência de drogas.

Foto: gojak

Dopamina

Além de causar falta de energia, fadiga, dor de cabeça e outros sintomas, o corte radical pode levar a alterações no humor. Isso porque o consumo do carboidrato está relacionado a liberação de dopamina no cérebro, neurotransmissor que faz parte do sistema cerebral de recompensa.

Foto: Image Source

Efeitos

Quando alguém consome açúcar, portanto, o estímulo chega ao cérebro, a dopamina é liberada e o corpo produz hormônios que dão a sensação de alegria; este é um ciclo perigoso, que pode levar à dependência e, por esse motivo, às vezes é tão complicado de parar de consumir açúcar.

Foto: eggeeggjiew

Viciante

Para se ter ideia do efeito do açúcar no cérebro humano, um estudo publicado na revista “The Lancet” na década passada mostrou que, entre água adoçada e cocaína, 94% dos bichinhos cobaias do experimento preferiram a primeira opção à segunda. A composição era semelhante a um refrigerante.

Foto: puhhha

Transição suave

O recomendado é fazer o corte do elemento aos poucos, a depender das necessidades de cada paciente, como recomenda a nutricionista Patrícia Alves Soares.

Foto: Global_Pics

Substitua

"Essa retirada deve ser feita substituindo os produtos adocicados pelas frutas, para que o corpo continue consumindo o carboidrato, mas agora um carboidrato mais saudável, como é o caso da frutose da fruta associada a fibras. Assim, essa transição vai ser mais suave", orienta.

Foto: simarik

Os benefícios

Reduzir o consumo do açúcar traz benefícios como diminuição da gordura visceral, conserva a saúde bucal, melhora a qualidade da pele, previne a obesidade, reduz a ansiedade e aumenta a disposição. O ideal é fazer a redução aos poucos.

Foto: simarik

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: AmbientIdeas