Composição
O ômega-3 é formado por ácidos graxos essenciais, o eicosapentaenoico (EPA) e o docosahexaenoico (DHA).
Foto: eliasfalla/ Pixabay
Benefícios do EPA
Segundo o nutricionista Felipe França, o primeiro é útil para a redução da inflamação nos vasos sanguíneos e pode diminuir o risco de doenças cardiovasculares.
Foto: iStock
Benefícios do DHA
Já o segundo é especialmente importante para o desenvolvimento cerebral e visual de bebês e crianças, aponta França, especialista em Oxidologia e Bioquímica Celular.
Foto: iStock
Onde encontrar
O ômega-3 pode ser encontrado em diversos alimentos, como peixes (salmão, sardinha, atum e truta, entre outros), sementes de chia, de linhaça, nozes, amêndoas e óleo de canola.
Foto: Valeria Lu/ Pixabay
Dieta equilibrada
Ou seja, é possível obter as propriedades desse ácido graxo com uma dieta que preze por esses nutrientes.
Foto: Oxana Kolodina/ Unsplash
Quando suplementar
Mas algumas pessoas precisam de suplementação. São casos de deficiência comprovada de ômega-3 ou condições médicas específicas.
Foto: monicore/ Pixabay
Neuro e psicológico
Alguns exemplos citados por França são pessoas com depressão, ansiedade, irritabilidade ou com dificuldades cognitivas, como problemas de concentração, memória e aprendizado.
Foto: iStock
Cardio
Também nutricionista, Patrícia Lara lembra que doenças cardiológicas pedem uma taxa mais alta de ômega-3.
Foto: iStock
Inflamação
"Qualquer outra patologia que envolve inflamação também deve considerar o uso", acrescenta. Ela é mais uma especialista em Oxidologia e Bioquímica Celular.
Foto: iStock
Como suplementar
"Os suplementos podem ser tomados em forma de cápsulas ou óleo líquido. A frequência de uso também varia, mas geralmente é diária", indica a nutricionista esportiva Renata Brasil.
Foto: iStock
Consulta
Como frisa a profissional de saúde, é por esse e outros motivos que é preciso se orientar com um especialista antes de aderir ao suplemento.
Foto: iStock
Contraindicações
A substância é segura, mas pode ter contraindicações. Pessoas alérgicas a frutos do mar, por exemplo, podem reagir mal ao ácido graxo.
Foto: jirayu koontholjinda/ Unsplash
Risco
"Pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes devem ter cuidado com suplementos de ômega-3, pois eles podem aumentar o risco de sangramento", alerta França.
Foto: Ri_Ya/ Pixabay
Atenção!
Gestantes ou lactantes também devem tomar cuidados, pois a dosagem e o tipo de ômega-3 adequados podem variar nesse período.
Foto: iStock
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: iStock