Perigo: guardar remédio fora da embalagem pode fazer mal à saúde

Entenda os riscos

Foto: cenix

Atenção!

Ih! Sem querer tirou o remédio da cartela e quer guardá-lo para consumir mais tarde? Você retira os comprimidos de sua cartela original e os mistura em um mesmo compartimento? Saiba que isso pode ser bem perigoso.

Foto: sanjagrujic

Objetivo

Cada tipo de embalagem, independente se for cartela, frascos, envelope ou blister, é projetada de acordo com a substância de cada medicamento, com a intenção de garantir a qualidade dos produtos.

Foto: CatLane

Riscos

Retirar os produtos das suas respectivas embalagens, portanto, pode fazer com que a qualidade do medicamento seja afetada. Além disso, também dificulta o acesso a informações como nome do remédio, lote, prazo de validade, que podem ser importantes caso o paciente tenha algum efeito colateral.

Foto: Ekaterina Zaitseva

Menos exposição

A embalagem também conserva os medicamentos da exposição a condições como temperatura, umidade e luminosidade, que podem alterar a cor, a dureza e a uniformidade dos produtos.

Foto: wragg

Pill box

Uma alternativa às tradicionais cartelas de remédio que vem ganhando fama são os porta-comprimidos – pill box, em inglês.

Foto: clemarca

Funciona?

Este tipo de compartimento foi criado para aumentar a adesão de pacientes aos seus tratamentos e, segundo especialistas, só deve ser utilizado por um curto período de tempo.

Foto: yrabota

Cuidados

Segundo cartilha oficial do Ministério da Saúde, os medicamentos "devem ser guardados em locais adequados e seguros, longe do alcance de crianças e animais domésticos".

Foto: grynold

Locais adequados

O MS recomenda que os remédios sejam mantidos em lugares sem exposição à luz, calor, umidade, sujeira; e que não estejam próximos a ralos, perfumaria e cosméticos.

Foto: edwardolive

Cozinha? Banheiro?

O Ministério também orienta que os medicamentos não sejam armazenados na cozinha (pois é um local quente), nem no banheiro (que é um lugar quente e úmido). O armazenamento na geladeira só deve acontecer quando indicado pelo fabricante.

Foto: InfinitumProdux

Falha na eficácia

Ainda segundo o Ministério da Saúde, o "mau acondicionamento dos medicamentos é apontado como um importante fator para falha da farmacoterapia, uma vez que pode alterar a estabilidade dos fármacos". Por isso, mantenha os produtos conservados em local seguro, junto com a sua bula.

Foto: grynold

Exceção

Um estudo um estudo publicado na revista científica Oxford Academic, realizado por pesquisadores dos Estados Unidos, comprovou que pacientes portadores de doenças crônicas, como a infecção pelo HIV, tiveram melhor adesão ao tratamento quando utilizavam as caixinhas de comprimidos.

Foto: Tisomboon

Alternativa

Em casos como esse, a sugestão é que, para medicamentos em cartela por exemplo, pacientes recortem o espaço em pequenos quadrados na região de cada remédio, mantendo a embalagem ao seu redor.

Foto: Jaclyn Vernace

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: raweenuttapong