Quer emagrecer? Escolha a hora certa para comer

Pesquisas apontam que se alimentar melhor pela manhã pode trazer benefícios

Foto: Diamond Dogs

Como a crononutrição pode ajudar?

A crononutrição é o estudo da relação entre a alimentação e o relógio biológico – ou seja, quais são os alimentos mais importantes durante os diferentes períodos do dia. Pesquisas apostam em um consumo maior de calorias pela manhã.

Foto: Jay Yuno

Não é só sobre peso

Uma pesquisa publicada na Obesity Reviews aponta que as pessoas que seguiram dietas nas quais consumiam mais calorias pela manhã perderam peso mais rápido. Além disso, eles tiveram melhores níveis de colesterol, açúcar no sangue e sensibilidade à insulina.

Foto: Diana Sklarova

Impacto

A nutricionista da Clínica Soloh de Nutrição, Renata Brasil, explica que as horas escolhidas para se alimentar têm impacto em seu relógio biológico. "Os horários de alimentação são uma alternativa que pode alterar o ritmo circadiano na absorção e metabolização dos nutrientes".

Foto: Marko Jan

Escala

É difícil cravar uma hora exata para elevar o consumo de alimentos, mas estudos sugerem que as principais refeições sejam remanejadas para mais cedo. A nutricionista Renata Brasil lembra que o lanche da tarde, entre 15:00 e 16:00, é importante para aliviar o acúmulo de fome.

Foto: Martinina

Jantar

De acordo com a nutricionista, o jantar deve acontecer no máximo entre 18:00 e 19:00, de maneira leve. "Com foco em proteínas e vegetais, esse horário evita uma desregulação do cortisol, o que pode levar a dificuldade de emagrecimento", explica.

Foto: JLco - Julia Amaral

Metabolismo

Enquanto o dia vai passando, o metabolismo tende a ficar menos eficiente e a digestão leva mais tempo. Uma dica para aqueles que não costumam comer muito pela manhã é fazer um almoço farto, para garantir o melhor período de funcionamento do metabolismo.

Foto: Marko Jan

Queima de gordura

Não adianta nada focar na alimentação da manhã e não pensar em maneiras para queimar a gordura. Além de comer pela manhã, é importante fazer exercícios físicos. "O que vai fazer você perder de fato é o déficit calórico, e não apenas o horário em que se alimenta", diz a nutricionista.

Foto: A boy and the sea

Esforço coletivo

A nutricionista reforça que a perda de peso é um esforço coletivo. "O que vai ajudar a perda de peso, além do déficit calórico, é manter todas as refeições do seu dia em um horário que respeite seu ciclo biológico, orientado por um profissional da nutrição", diz.

Foto: PonyWang

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: stefanamer