À venda na WePink
Quem acompanha Virginia Fonseca nas redes sociais já deve ter sido impactado por alguma de suas publis sobre a melatonina, ou o “hormônio do sono", que agora faz parte da linha de produtos da WePink (marca da influencer).
Foto: Divulgação/WePink
O que é
Segundo anunciado pela marca, as cápsulas de melatonina ajudam “no bom funcionamento do organismo” e “a dormir com mais facilidade, auxiliando na diminuição da insônia”.
Foto: Divulgação/WePink
Hormônio do sono
A melatonina já fazia sucesso no exterior, mas só foi liberada no Brasil em outubro de 2021. As primeiras marcas começaram a chegar às farmácias em dezembro do mesmo ano.
Foto: iStock
Para que serve
A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo humano, e está relacionado ao ciclo circadiano.
Foto: microgen
“Quando a luz começa a diminuir à medida que o dia se transforma em noite, a glândula pineal é estimulada a liberar melatonina no sangue, o que sinaliza ao corpo que está na hora de dormir ", detalha a nutricionista Patrícia Alves.
Foto: iStock
Como funciona
Patrícia, que é especialista em oxidologia e bioquímica celular, explica que a melatonina também tem efeitos antioxidantes e pode afetar o sistema imunológico. "Há pesquisas em andamento explorando seus possíveis efeitos em outras áreas, como envelhecimento, câncer e saúde mental".
Foto: Ivan Martynov
Suplemento
Atualmente a melatonina está disponível como suplemento e, de uns tempos pra cá, tem se tornado popular entre famosos e pessoas que têm problema de insônia. Mas ainda há dúvidas sobre seus efeitos.
Foto: Oksana Chaun
É remédio?
Patrícia afirma que, sim, a melatonina pode ser considerada um medicamento, mas que essa classificação varia de país para país. De qualquer forma, a cápsula só pode ser tomada por indicação médica.
Foto: Jorge Martinez
Jet lag
Uma pesquisa publicada no Journal of General Internal Medicine em 2005 indicaram que a melatonina foi eficaz na redução da duração da insônia causada por jet lag e também na aceleração da adaptação do ritmo circadiano a novos fusos horários.
Foto: FreshSplash
Vicia?
Segundo Patrícia, a melatonina não é viciante, mas há questionamentos sobre se ela pode causar danos se usada por muito tempo. O seu uso diário, portanto, deve seguir recomendação médica.
Foto: Mariia Borovkova
Dúvidas
"Algumas pessoas se perguntam se a melatonina é uma substância que pode aumentar a tolerância do seu corpo - fazendo com que o corpo precise de mais e mais. Todos esses são sintomas de vício, mas não foi demonstrado que estão associados aos suplementos de melatonina", citação retirada do estudo "Melatonin Dependency: Can You Get Hooked on Melatonin?" Health Essentials.
Foto: ViktorCap
Efeitos colaterais
Alguns dos sintomas colaterais mais comuns ao uso da melatonina incluem dor de cabeça, tontura, náusea e sonolência. Sentimentos passageiros de depressão, tremores leves, ansiedade leve, cólicas abdominais, irritabilidade, redução da vigilância, confusão ou desorientação estão entre os efeitos menos comuns.
Foto: Iuliia Pilipeichenko
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação...
As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: Scharvik