Só chá? O que pode comer na dieta líquida pós-bariátrica

Entenda como funciona a dieta pós- bariátrica: Jojo está na 1å; ao todo são 5 fases

Foto: @jojotodynho

Determinada

Jojo Todynho realizou a bariátrica nesta semana. No Instagram, ela compartilha os bastidores da cirurgia e da recuperação. Agora, ela está na fase 1 da dieta pós-procedimento.

Foto: @jojotodynho

Fase 1

Nesta fase, chamada de dieta líquida clara, o paciente só pode ingerir sucos coados, chás, água de coco e alguns caldos de legumes e carne, em volumes de 20 e 50 ml, num espaço de 10 a 30 minutos.

Foto: @jojotodynho

"Tequila"

O objetivo é que o paciente se mantenha hidratado e que o trato digestivo se readapte após o procedimento; ela tem cerca de 500 kcal por dia. “Vou imaginar que estou tomando tequila”, brincou Jojo ao compartilhar imagens da recuperação.

Foto: @jojotodynho

Fase 2

Neste momento, com o trato digestivo mais readaptado é possível introduzir alimentos mais cremosos na dieta, mais ainda líquidos. Esta fase é chamada de "dieta líquida completa ou cremosa”.

Foto: powerofforever

Mais calorias

Nesta etapa, é permitido tomar leite, iogurtes, gelatina e sopas batidas no liquidificador. Dura de 5 a 10 dias e o consumo calórico aumenta um pouco, sem comprometer o emagrecimento.

Foto: LariVas

Determinação

"Eu me proibi de ir na cozinha, só vou do quarto pra sala, ou pro banheiro ou pro quintal. Na minha casa tem coisas gostosas e eu sigo na risca. Vocês sabem que eu sou determinada", desabafou Jojo no Instagram.

Foto: @jojotodynho

Fase 3

Nesta etapa, de “dieta pastosa”, o paciente volta a mastigar e está liberado para consumir alimentos mais pastosos, como purês, legumes esmagados, polenta, carnes magras desfiadas e ovo mole.

Foto: RHJ

Um pouco mais longa

A dieta pastosa dura um pouco mais, de 20 a 30 dias. Os médicos recomendam que os pacientes priorizem o consumo de alimentos proteicos.

Foto: DmitriiSimakov

Fase 4

A “dieta branda” funciona como um processo de preparação para a dieta normal. Alimentos cozidos devem ser priorizados, arroz, legumes, sopas, carnes magras e frutas sem casca ou bagaço. Também dura de 20 a 30 dias.

Foto: margouillatphotos

Fase 5

Chegou o momento! Esta fase é chamada de “dieta normal”. Aqui espera-se que o paciente já esteja fisicamente preparado para voltar a comer "normalmente”.

Foto: Roman Larin

Proteína e mais proteína

Os alimentos ricos em proteínas seguem sendo os principais. Alimentos sólidos já podem ser consumidos, mas é preciso observar a textura dos mesmos, para facilitar o processo de mastigação.

Foto: razyph

Pilar

"As proteínas são um pilar fundamental, não apenas promovem a cicatrização e preservam a massa muscular, mas também reduzem a perda muscular comum após a cirurgia bariátrica", recomenda o nutricionista Felipe França.

Foto: pixinoo

Atenção

Em todas as fases é necessário acompanhamento médico e nutricional, assim como Jojo Todynho está fazendo.

Foto: Vadym Petrochenko

Hidrate-se

Felipe alerta sobre outro ponto importante: o consumo de água. "A água além de manter as funções fisiológicas essenciais, a hidratação adequada pode auxiliar na prevenção de constipação e formação de cálculos renais, questões que podem ser exacerbadas após a cirurgia bariátrica".

Foto: limpido

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: @jojotodynho