Como suas necessidades de proteína mudam conforme você envelhece
Foto: monkeybusinessimages
Quantidade varia
O consumo de proteínas é de extrema importância no corpo humano. Porém, ao longo da vida, a quantidade consumida pode mudar. Idade e peso são as duas principais variáveis que determinam quanta proteína você precisa. A renovação de proteínas no corpo é necessária, porque as substâncias também envelhecem.
Foto: :Paul Bradbury
Importância
De acordo com a nutricionista Sol Moraes, as proteínas estão entre os nutrientes mais complexos do organismo."São mini robôs biológicos capazes de controlar os processos fisiológicos via código DNA-RNA. As proteínas determinam a forma e a estrutura das células e coordenam quase todos os processos vitais", explica.
Foto: 5PH
Tipos
Existem dois tipos de proteínas. As proteínas animais são consideradas completas, pois têm todos os 9 aminoácidos essenciais, que são os que o corpo não produz. Já as proteínas vegetais não contém todas as substâncias.
Foto: fcafotodigital
Bebês e crianças
Pessoas com menos idade costumam precisar de mais proteínas, uma vez que os corpos estão em fase de crescimento, A quantidade necessária é calculada considerando a proporção de idade X peso. Bebês, por exemplo, precisam de mais proteínas por quilo do que adultos.
Foto: Nicola Katie
Adolescentes e jovens
Apesar de o corpo estar mais preparado durante a adolescência, do que os pequenos ainda é uma fase de crescimento e extremamente saudável comer alimentos ricos em proteínas. Com cerca de 18 anos, o organismo começa a chegar em um ponto de estabilização de crescimento, de maneira que o corpo passa a necessitar apenas aquelas proteínas que foram usadas no dia.
Foto: PeopleImages
Exercício físico
Apesar de o corpo estar mais independente para os jovens adultos, é importante estar atento às atividades desempenhadas durante o dia. A realização de exercícios físicos, por exemplo, pede pelo consumo de proteína.
Foto: stevecoleimages
Perda muscular
Por volta dos 50 anos, as pessoas costumam passar por processos de perda de musculatura, o que pode facilitar, por exemplo, fraturas e luxações ocasionadas por quedas. Para compensar as alterações no corpo humano, é importante estar alerta aos níveis de proteína consumidos diariamente.
Foto: Andrii Zastrozhnov
Idosos
Assim como jovens adultos e adultos precisam de fontes de proteína para compensarem os exercícios físicos, idosos também podem necessitar de consumos maiores, pois as proteínas são importantes e necessárias para se recuperar de cirurgias e infecções hospitalares.
Integridade física
"As funções das proteínas são específicas a cada uma delas e permitem às células manterem sua integridade, defenderem-se de agentes externos, reparar danos, controlar e regular funções celulares", diz a nutricionista.
Foto: Supaluk Wiangsukphaiboon
Alimentos fáceis de ingerir
A perda de musculatura pelo corpo humano é só uma parte do processo de envelhecimento. Com a idade mais avançada, outras funções – até mesmo mastigar – ficam mais complicadas. Por isso é importante buscar fontes de proteína que podem ser facilmente ingeridas, como iogurte e ovos e pasta de amendoim.
Foto: monkeybusinessimages
Personalização
Apesar de existirem padrões de consumo de proteínas, é extremamente importante buscar atendimento personalizado, porque cada organismo reage de forma diferente. Além disso, o consumo de proteína faz com que o organismo tenha de trabalhar mais para processá-los, como no caso dos rins. Por isso, sempre busque um especialista para acompanhar sua dieta.
Foto: Koval Nadiya
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação...
As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: Halfpoint