Atenção
Você pode até não reparar, mas o cheiro de peixe da geladeira do seu trabalho ou até mesmo o perfume do colega que senta na mesa ao lado podem estar causando sua dor de cabeça. Aqui, vamos levantar algumas hipóteses e te dar soluções para resolvê-las.
Foto: skynesher
Iluminação
Seja a luz fluorescente do escritório, ou luz azul intensa que vem do seu computador, ambas podem estar piorando os sintomas da sua enxaqueca.
Foto: nikkimeel
20-20-20
Uma dica dada por Nicholas Tzikas, neurologista de medicina de Yale, em entrevista ao portal SELF, é tentar seguir a regra 20-20-20: a cada 20 minutos, concentre-se em algo a 6 metros de você por 20 segundos. Você também pode tentar usar um óculos com filtro de luz azul e antirreflexo ou colocar algum espaço entre você e o computador (de preferência 60 centímetros).
Foto: blackCAT
O problema senta ao lado
Pessoas com problemas de dor de cabeça tendem a ter maior sensibilidade ao mundo exterior. Um estudo de 2023 da Scientific Reports provou que muitos pacientes têm reações quase que alérgicas a odores fortes e ruídos estridentes.
Foto: Jecapix
Solução?
Você pode usar um tampão de ouvido para evitar escutar a voz alta do seu colega. Agora, com relação ao perfume dele… talvez você precise pedir para mudar de assento.
Foto: Eleganza
Hidratação
Não é novidade que a desidratação pode levar a ataques de enxaqueca, só que você sabia que a queda acentuada dos níveis de açúcar no sangue - porque o senhor resolveu pular alguma refeição para terminar aquela demanda urgente - também pode estimular episódios de dor de cabeça?
Foto: cyano66
Beba água
A solução para estes casos é simples: beba água e não pule nenhuma refeição do dia. Tome cuidado com a alimentação para evitar produtos gordurosos ou com leite, que também agravam os episódios de enxaqueca.
Foto: kupicoo
Estresse
Estresse é um dos principais causadores de dor de cabeça, sim, e não dá pra negar. Ainda que o sintoma não surja na hora, quando você está tenso ou sob pressão, a conta uma hora chega.
Foto: Lee Edwards
Relaxe
Quem dera que fosse simples apenas falar para o cérebro "relaxar" e ele obedecer. Comece colocando o sono em dia, pratique exercícios e busque desligar a cabeça das preocupações. Sua saúde agradece.
Foto: Strelciuc Dumitru
Hora extra
Trabalhar por muitas horas, ou fazer turnos sem um horário definido (ora de manhã, ora durante a noite) também desequilibra o seu sistema e provoca ataques de enxaqueca. A saída, aqui, é conversar com o seu supervisor e encontrar um meio termo que funcione para os dois.
Foto: Dima Berlin
Papo sério
Ainda assim, vale reforçar que dor de cabeça pode ser sinal de algo mais grave e, se os ataques persistirem, o ideal é que você procure ajuda médica para chegar a um diagnóstico.
Foto: years
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação...
As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: supersizer