Mito
Sabe aquele papo de que você precisa fazer o número 2 todos os dias? Esquece! "A maioria das pessoas vai ao banheiro três vezes por dia a três dias por semana".
Foto: Claire Mueller/ Unsplash
Especialista
A declaração é do gastroenterologista Folosade May, professor associado da Escola de Medicina David Geffen, unidade da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, publicada pela CBS.
Foto: 99films/ Unsplash
Larga margem
De acordo com ele, qualquer coisa entre esse período é considerada normal. Isso porque, no que se refere às fezes, outros dados importam.
Foto: Giorgio Trovato/ Unsplash
Saúde do cocô
Além da frequência, forma e consistência das fezes são alguns dos indicativos de saúde.
Foto: iStock
Por trás da frequência
A quantidade de vezes que você vai ao banheiro pode ser influenciada pela sua dieta, ingestão de água, estresse, idade, entre outros fatores.
Foto: iStock
Tabela de Fezes
De acordo com a publicação, médicos usam a Tabela de Fezes de Bristol para classificar os tipos de cocô. Os mais "saudáveis" são os tipos 3 e 4.
Foto: Reprodução/ Continence.org
Salsicha com rachaduras?
O tipo 3 (terceiro na foto) é descrito como "uma salsicha, mas com rachaduras na superfície".
Foto: iStock
Salsicha suave?
Já o tipo 4 (primeiro da foto) tem seu formato descrito como "salsicha ou cobra, suave e macia".
Foto: iStock
Quando se preocupar?
Alguns problemas aparecem quando se faz esforço excessivo para evacuar, se sai sangue nesses momentos ou se você fica com a sensação de que o intestino permanece cheio.
Foto: Tony Mucci/ Unsplash
Alimentação importa
Nesses casos, vale atentar: você bebe água o suficiente? Se alimenta bem, com dieta rica em fibras? Pratica alguma atividade física? Isso pode ajudar a regular seu intestino.
Foto: Pixabay
Outras dicas
Deixar o celular fora do banheiro (inclusive por razões higiênicas) e se concentrar nas fezes ajuda. Colocar os pés em cima de um banquinho para se posicionar melhor também funciona.
Foto: iStock
Procure um médico
Mas não menospreze a saúde das fezes se os problemas persistirem. Procure um especialista para um diagnóstico e tratamento precoce.
Foto: iStock
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: Nik/ Unsplash