Nova meta!
Se seu objetivo para 2024 é perder peso, fique esperto nesta lista: conversamos com um nutricionista para criar uma lista com alimentos que ajudam a retardar a queima de gordura.
Foto: halfbottle
Estudo
Um estudo publicado na revista científica JAMA Network Open analisou dados de cerca de 125 mil adultos saudáveis e mostrou que a substituição de carboidratos refinados por alimentos integrais foi associada a um menor ganho de peso ao longo de quatro anos.
Foto: LightFieldStudios
Lista
Segundo o nutricionista Felipe França, para quem quer emagrecer, é importante adicionar à dieta alimentos com baixa densidade calórica e alto teor de fibras: “Essa é a grande sacada para termos mais saciedade e ainda apresentarmos um déficit calórico". Ele criou uma lista com itens que vão acelerar a sua perda de peso, fora a substituição das comidas refinadas por itens integrais:
Foto: Iurii Maksymiv
Abacate
O alimento é rico em gorduras monoinsaturadas e, em um estudo publicado pelo Journal Of Nutrition, foi comprovado que ele está associado ao aumento do metabolismo em repouso em pessoas adultas.
Foto: Adene Sanchez
As gorduras monoinsaturadas também estão relacionadas ao aumento da produção de adiponectina, um hormônio que ajuda a regular o metabolismo da glicose e da gordura. Por isso: acabate pra dentro!
Foto: Adene Sanchez
Pimenta vermelha
A pimenta vermelha é rica em capsaicina, um composto que tem propriedades termogênicas. Isso significa que pode ajudar a aumentar a temperatura do corpo, o que pode levar a um aumento da taxa metabólica.
Foto: Aleksandra Novikova
Canela
Outro condimento que auxilia no emagrecimento é a canela, que é rica em polifenóis, compostos antioxidantes que podem ajudar a melhorar o metabolismo. Além disso, os polifenóis da canela também aumentam a sensibilidade à insulina, o que leva a uma melhor utilização da glicose pelo corpo.
Foto: kcline
Chá verde
E outro aliado seria o chá verde, que é rico em catequinas, compostos antioxidantes que melhoram o metabolismo. "Essas catequinas a aumentam a oxidação da gordura, levando a uma perda de peso mais rápida", diz.
Foto: gradyreese
Troca de carboidratos
Como comprovado na pesquisa, fora os alimentos citados anteriormente, é importante trocar carboidratos refinados por alimentos integrais.
Foto: olgakr
Peixes
A pesquisa também chegou à conclusão de que um menor consumo de proteína e gordura animal também causou um ganho de peso mais lento. Substitua a carne vermelha por peixes, por exemplo.
Foto: Olesia Shadrina
Combinação
"Importante lembrar que não temos alimentos isolados que fazem isso ou aquilo, que sempre temos combinações ativas para potencializar a ação dos nutrientes”, reforça o nutricionista.
Foto: Eleganza
Máximo proveito
O especialista também adverte que esses alimentos devem ser ingeridos a depender do organismo de cada indivíduo e de seus objetivos. "No geral, é recomendado incluir esses alimentos em todas as refeições e lanches, para que seus benefícios possam ser aproveitados ao máximo", finaliza.
Foto: SB Arts Media
Siga Terra Você
Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação...
As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!
Foto: yacobchuk