Venvanse: os perigos do remédio que viciou esposa de Paulinho Vilhena

Usado para tratar TDAH, fármaco é derivado da anfetamina e causa efeitos negativos sobre o corpo

Foto:

Revelação

Maria Luiza Silveira (27), esposa de Paulinho Vilhena (44), comentou, em participação no podcast Shoes Off, que se viciou em Venvanse, nome comercial de um remédio derivado de anfetamina, a lisdexanfetamina. Ela tomou o fármaco por seis anos.

Foto: Reprodução/Instagram/@marialuizasilveira

"Melhor coisa do mundo"

"Eu falava com orgulho: 'Gente, é a melhor coisa do mundo'. Nossa, eu amava. É viciante por um motivo, se fosse ruim, ninguém viciava. É bom, só que como tudo, tem um preço. E o preço do Venvanse é muito alto", disse.

Foto: Reprodução Instagram

Abstinência

Maria Luiza contou que, no período de abstinência, não conseguia ficar sozinha, teve que dormir no quarto dos pais e sua a mãe chegou a ficar sem trabalhar por quatro meses para ajudá-la a lidar com a crise. “Você não sabe mais quem você é", comentou.

Foto: Reprodução/Instagram/@marialuizasilveira

Para que serve

O Venvanse é um remédio de uso controlado indicado para tratar TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) e compulsão alimentar. A venda tem autorização da Anvisa, mas ele só pode ser comprado com prescrição médica.

Foto: Andy

Uso recreativo

O problema é que o remédio tem sido usado de maneira recreativa, junto com bebida alcoólica, para combater o efeito sedativo do álcool. Além disso, a combinação também proporciona uma maior sensação de euforia.

Foto: towfiqu ahamed

Maior risco de dependência

Esta junção, por se tratar de duas substâncias altamente viciantes, potencializa o risco de dependência.

Foto: AsiaVision

Outro efeito

Como o Venvanse também é um medicamento estimulante do sistema nervoso central, ele ajuda a dar mais foco para o paciente. Sendo assim, muitas pessoas o utilizam para realizar tarefas diárias.

Foto: FotografiaBasica

Risco

O uso desregulado do medicamento pode causar alterações cardiovasculares, metabólicas e renais, afetando também o apetite, o sono e o nível de vigilância.

Foto: fotostorm

Alteração no humor

O medicamento causa ainda alterações no humor e nas funções cognitivas de quem o ingere sem acompanhamento médico.

Foto: Iryna Boiko

Fácil acesso

Ainda que a medicação seja de tarja preta e exija receita médica, é comum que jovens falsifiquem prescrições ou simulem problemas de saúde para ter fácil acesso ao remédio.

Foto: RECVISUAL

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: MarinaLitvinova