O que é e quais os sinais de compulsão alimentar

Confinada no BBB 24, Yasmin Brunet admitiu ter a síndrome e lamentou

Foto: Reprodução TV Globo

Em entrevista ao Terra, a nutricionista Letícia Lenzi e a psicóloga Larissa Fonseca falaram sobre os sinais que indicam o distúrbio e as estratégias para combater a condição.

Foto: Reprodução/Globoplay

“A compulsão alimentar é um distúrbio caracterizado por episódios recorrentes de ingestão excessiva de alimentos em um curto período de tempo, acompanhados de sentimentos de falta de controle e culpa.” Letícia Lenzi, nutricionista.

Foto: Divulgação

Sinais

Ocorre, em média, pelo menos uma vez na semana por 3 meses e os pacientes têm sensação de falta de controle em relação à alimentação;

Foto: iStock

Sinais

Comer muito mais rápido do que o normal e até se sentir desconfortavelmente cheio.

Foto: iStock

Comer grandes quantidades de alimento mesmo quando não se sentindo fisicamente com fome.

Foto: iStock

Comer sozinho por vergonha e sentir-se nauseado, deprimido ou culpado depois de comer excessivamente.

Foto: iStock

“Em situações em que a ansiedade é elevada, há uma compensação. Os fatores psicológicos estão relacionados à autoestima, imagem corporal negativa, estresse, ansiedade, depressão, dificuldade no manejo emocional e do posicionamento em relação às situações.” Larissa Fonseca, psicóloga.

Foto: Divulgação

Traumas passados, pressões sociais relacionadas à aparência e padrões alimentares disfuncionais também desempenham papéis significativos.

Foto: iStock

A obtenção de um diagnóstico adequado requer uma abordagem clínica que inclui entrevistas clínicas, observação do comportamento alimentar e avaliação da saúde mental geral.

Foto: iStock

O tratamento eficaz da compulsão alimentar geralmente envolve abordagens multidisciplinares: psicólogo, psiquiatra, gastroenterologista, nutricionista e quaisquer outros profissionais que se relacionem com o quadro especificamente.

Foto: iStock

É essencial a individualização do tratamento para adaptá-lo conforme as necessidades do paciente. A participação de um profissional em momentos de crise e de aumento da ansiedade também é fundamental para resultados bem-sucedidos.

Foto: iStock

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Reprodução/Instagram @yasminbrunet