Sol é bom, mas sem excesso
A exposição solar é a principal forma do organismo absorver vitamina D, nutriente essencial para a saúde — mas essa também costuma ser a principal fonte de insolação. Nossa temperatura de equilíbrio é em torno de 36,5 e 37 graus, que é quando o nosso metabolismo todo funciona normalmente.
Foto: Shutterstock
Alerta aos 40ºC
E a insolação ocorre quando o organismo atinge temperaturas corporais acima dos 40ºC, atrapalhando o mecanismo de transpiração. Assim, o corpo não consegue se resfriar. Isso pode ocorrer tanto na exposição solar ou na permanência em um ambiente muito quente.
Foto: Shutterstock
Sintomas
Os principais sintomas da insolação são: tontura, náusea, pele quente e seca, pulso rápido, temperatura elevada, distúrbios visuais e confusão mental.
Foto: Shutterstock
Cuidado!
Em quadros graves, o paciente também pode apresentar: respiração rápida e difícil, palidez às vezes seguida de desmaio, convulsão, temperatura corporal muito elevada, extremidades arroxeadas e fraqueza muscular.
Foto: Shutterstock
Pode causar morte
É preciso ficar atento aos quadros graves de insolação, pois eles podem causar coma e até mesmo óbito. O Ministério da Saúde recomenda uma série de atitudes para prestar socorro à pessoas com insolação:
Foto: Shutterstock
O tratamento consiste em reduzir a temperatura corporal da pessoa e hidratar bastante o organismo
Para isso, os profissionais de saúde podem oferecer água e manter o paciente em um lugar fresco, com sombra e ventilação, ajudando na recuperação. Dependendo do caso, pode ser necessária hidratação venosa
Foto:
Quer aprender mais coisas sobre a sua saúde?
Acesse os conteúdos do Saúde em Dia aqui no Terra
Foto: Shutterstock