Conheça seguro de casa popular
Imóveis financiados têm dois seguros que proprietários desconhecem. Eles cobrem mortes e desastres naturais, como a enchente no RS.
Foto: Tânia Rego/AB. PRODUÇÃO: Carlos Jordaky
Bancos não costumam avisar
Casas ou apartamentos financiados têm dois seguros obrigatórios: Seguro Multiproteção Residencial (MPI) e Seguro Danos Físicos ao Imóvel (DFI).
Foto: Lucas Maga
O que é DFI?
O Seguro Danos Físicos ao Imóvel (DFI) cobre desabamento, inundação, alagamento, vendaval, granizo, terremoto e outros eventos da natureza.
Foto: Prefeitura de Esteio
O que é MIP?
Seguro Morte e Invalidez Permanente (MIP), é obrigatório em financiamentos imobiliários. Ele cobre o saldo devedor em caso de morte do titular.
Foto: Rafa Neddermeyer/AB
Como acionar os seguros?
Comunicar a seguradora o mais rápido possível. Providenciar laudo técnico comprovando o dano. Fornecer documentos pessoais e do financiamento.
Foto: Rafa Neddermeyer/AB
Onde se informar?
A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) tem orientações específicas para quem perdeu residência na enchente do Rio Grande do Sul.
Foto: Rafa Neddermeyer/AB
Caixa tem orientações
Não caia em golpes! O site da Caixa Seguradora é um endereço confiável para obter informações sobre seguro habitacional.
Foto: Marcelo Camargo/AB
Minha Casa, Minha Vida
Quem tem financiamento pelo programa habitacional pode recorrer à cartilha de direitos e deveres, com linguagem acessível.
Foto: Joédson Alves/AB
Leia no Visão do Corre
Lei de moradia social é desconhecida
Foto: Arquivo pessoal