🎵
O funk brasileiro começou a criar forma ainda na década de 1980, sendo uma derivação do estilo norte americano de mesmo nome que foi muito popular no Brasil nos anos 70.
Foto: Divulgação.
🎶
De lá pra cá o funk inovou diversas vezes, sempre retratando a realidade das periferias. Lidou com o preconceito da sociedade e cresceu, até se tornar um dos ritmos mais populares de nosso País.
Foto: Divulgação.
Não existe forma melhor de remontar essa história do que relembrando as 5️⃣ músicas que popularizaram o funk no Brasil.
Foto: Divulgação.
Cidinho e Doca - Rap da Felicidade
“Eu só quero é ser feliz,
andar tranquilamente na favela onde eu nasci, e poder me orgulhar e ter a consciência que o pobre tem seu lugar”.
Esses versos dispensam qualquer explicação. A canção ‘Rap da Felicidade’ alcançou sucesso instantâneo nas paradas musicais e rádios de todo o Brasil na década de 1990. Aqui, já se ouviam as batidas 150 BPM, além da poesia rítmica que se tornou um clássico do funk em geral.
Foto: Divulgação.
Claudinho e Buchecha - Conquista
Responsáveis por popularizar o funk no Brasil inteiro, chegando aos veículos tradicionais, Claudinho e Buchecha ganharam o público com hits e mais hits. Um dos primeiros sucessos da dupla foi a faixa ‘Conquista’, até hoje lembrada como um dos marcos do funk.
Foto: Divulgação.
Bonde do Tigrão - Cerol na Mão
Pensar nos anos 2000 é revisitar as coreografias do Bonde do Tigrão.
Músicas como ‘Cerol na Mão’, estão até hoje nas playlists de muitas festas todo final de semana.
Foto: Divulgação.
Anitta - Show das Poderosas
Lançada em 2013, a faixa representou a internacionalização do nosso funk para o mundo. Anitta introduziu uma sonoridade pop ao gênero, que já possuía mulheres que o representava como Tati Quebra Barraco, Valesca Popozuda, Deize Tigrona, entre outras.
Foto: Reprodução/Instagram
MC Fioti - Bum Bum Tam Tam
Com quase 2 bilhões de visualizações somente no YouTube esta é sem dúvidas uma das maiores gravações de funk a nível global. Sua importância é tamanha que em meio a recente crise sanitária do Coronavírus foi feita uma versão em parceria com o Instituto Butantã para estimular à vacinação da população.
Foto: Divulgação.