Um mantra é, em suma, um som, uma sílaba, uma palavra ou um grupo de palavras, geralmente em sânscrito. A maioria deles tem milhares de anos e foram criados para usar poder das palavras, dos sons e das vibrações a favor do nosso bem-estar.
Os mantras surgiram no hinduísmo, mas com o tempo eles se espalharam por outras fés, como o budismo e o jainismo. Atualmente, eles também fazem parte de práticas espirituais que não têm ligação com uma religião específica.
Embora possam ser similares a outras práticas religiosas, como as orações ou canções, os mantras possuem benefícios únicos para quem pratica. Assim, entenda a seguir 4 maneiras que os mantras podem ajudar a ter uma vida mais equilibrada!
Conseguem mudar a sua vibração
As energias vibratórias estão em praticamente tudo. Afinal, o que são os sons senão um conjunto de ondas vibratórias que entram no canal auditivo e vibram nos tímpanos, para então serem absorvidas pelo cérebro?
E é daí que vem o maior poder dos mantras, já que suas palavras e sons foram pensados especialmente para impactar a frequência vibracional dos indivíduos. Alguns mantras sânscritos pretendiam ter efeitos precisos em diferentes partes do corpo e nos níveis de energia. Outros melhoram o bem-estar geral do corpo.
Um exemplo é o mantra "Om Namah Shivaaya", que serve para acalmar o estresse no corpo e relaxar.
Afetam o bem-estar mental
Conforme você cria diferentes frequências vibratórias em seu corpo, você também afeta sua mente. Por isso, os mantras conseguem afetar positivamente seu bem-estar mental. Continuando com o exemplo anterior, se você recitar o mantra "Om Namah Shivaaya", experimentará também uma sensação calmante no corpo.
Sua respiração ficará mais regulada e qualquer tensão física poderá se dissipar. Porém, não é só isso. Sua mente também vai ter benefícios, como uma maior calma e uma conexão com seu eu interior profundo.
Ajudam a aprender a meditar
Iniciantes na meditação muitas vezes se sentem frustrados por não conseguirem dominar a prática tão rapidamente quanto gostariam. Afinal, o barulho mental pode ser muito grande no início.
Porém, é possível usar os mantras para solucionar esse problema. Com eles, você pode se concentrar melhor e conseguir diminuir o barulho mental. Aí é só ir tirando os mantras aos poucos para conseguir chegar à meditação silenciosa tradicional.
Não só isso, mas o mantra em si é uma forma de meditação. Ele é uma ferramenta que ajuda a esvaziar a mente e se conectar mais profundamente com si mesmo e com a mente superior, encontrando uma sensação de quietude na repetição.
Impactam fisiologicamente
Apesar de a maioria dos benefícios dos mantras estarem ligados ao espiritual e ao místico, eles também possuem efeitos fisiológicos documentados cientificamente.
Primeiramente, quando você recita um mantra, você cai em uma espécie de transe repetitivo. Isso por si só ajuda a regular sua respiração, aprofundando-a e treinando-a em um ritmo consistente. Assim, você também acalma o sistema nervoso e até pode ajudar a baixar a pressão, segundo estudos.
Fonte: João Bidu