Não dá para falar rugas e as linhas finas sem falar da chegada da idade… Mas você sabia que o envelhecimento facial pode acontecer de duas maneiras? Isso mesmo! O envelhecimento pode se dar de forma intrínseca e extrínseca.
Na forma intrínseca — conhecido também como envelhecimento cronológico — ela ocorre com o passar dos anos, independente do ambiente. Nesse sentido, a pele passa a ter menos colágeno, elastina, ácido hialurônico, fica mais fina e flácida, além de, é claro, apresentar rugas e linhas de expressão.
Paola Pomerantzeff, que é dermatologista, explica também que: "a diminuição da microcirculação torna a pele menos 'viçosa'. E o movimento constante da face marca a nossa epiderme. Essas rugas pioram com a idade (a pele tem menos colágeno e sofreu a contração facial mais vezes). Com isso, a gordura no rosto também começa a diminuir, causando pele flácida e linhas mais visíveis".
Ainda assim, há outros fatores que colaboram para um envelhecimento extrínseco da pele, como a exposição solar. O tabagismo, etilismo e o estresse também corroboram para o surgimento de rugas e linhas de expressão.
"O fotoenvelhecimento causado pela radiação ultravioleta, diferente do que a maioria das pessoas imaginam, não causa apenas manchas, mas também leva à destruição das fibras de colágeno, tornando essa pele mais áspera, mais flácida, com rugas mais profundas e manchas", acrescenta a médica.
Embora as rugas possam aparecer em qualquer parte do corpo, as áreas mais comuns são no rosto, onde há 42 músculos individuais, que são "vítimas" da exposição ao sol e dos próprios movimentos faciais repetitivos. Confira a seguir quais são as rugas e linhas de expressão mais comuns no rosto.
Pés de galinha
Os pés de galinha surgem ao redor dos olhos e é uma das primeiras rugas a dar sinal no rosto. "A região ao redor dos olhos tem a pele mais fina do corpo. Não há tanto colágeno e elastina na área, então, quando sofremos danos do sol, de noites mal dormidas e da própria má alimentação de forma constante, esse é um dos primeiros lugares do rosto a enrugar. Além disso, pés de galinha são as linhas de expressão associadas à alegria, enquanto outras linhas, como aquelas entre as sobrancelhas, estão associadas à preocupação", afirma a dermatologista.
Linhas glabelares
Conhecidas também como rugas "11", elas surgem como duas linhas verticais entre as sobrancelhas. "Elas se parecem exatamente com o número e geralmente são causadas por franzir as sobrancelhas repetidamente, o que as torna um excelente exemplo de rugas dinâmicas. A famosa 'cara de brava'", diz a médica.
Linhas do sorriso
Chamadas também de "linhas de riso". Você provavelmente não terá dobras nasolabiais pronunciadas — as dobras que se estendem do nariz aos cantos externos da boca — apenas pelo movimento muscular. Elas geralmente são causadas por flacidez da pele e perda de gordura subcutânea com a idade. "O cigarro acelera o aparecimento desse tipo de ruga", explica a médica.
Linhas da testa
As rugas da testa são as linhas horizontais que cruzam a testa, geralmente causadas por levantar as sobrancelhas repetidamente. "Algumas pessoas têm rugas na testa mais ou menos profundas do que outras devido a uma combinação de genética e opções de estilo de vida, como o uso do protetor solar", afirma a dermatologista.
Tratamentos para rugas e linhas de expressão
De acordo com a especialista, todas essas rugas só podem ser revertidas em um consultório médico através do tratamento correto. Por outro lado, o mesmo não é possível por meio de tratamentos em casa. Neste caso, o que pode ser feito é a melhora de sua aparência com substâncias recomendadas por um profissional.
No caso do rejuvenescimento domiciliar, os retinoides são as melhores opções. "Eles derivados da vitamina A, então, estimulam a renovação celular e aumentam a produção de colágeno. Mas precisam ser utilizados com orientação médica", diz.
Há ainda outras opções como antioxidantes. "A Vitamina C, Niacinamida, Ácido Ferúlico e o Resveratrol também devem ser usados, pois são verdadeiros defensores da nossa pele e atuam para neutralizar os radicais livres, que causam danos às células da pele e, portanto, causam rugas. Além disso, ajudam a aumentar sutilmente a produção de colágeno e muitos deles têm efeito clareador", declara.
Já para quem consegue fazer esse tipo de tratamento em consultório médico, as opções são: toxina botulínica, preenchedores, lasers, radiofrequência e ultrassom microfocado. Cada uma funciona a sua maneira, por isso, é essencial verificar sempre com um profissional da área o tratamento mais indicado para você.
Fonte: Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).