Os cuidados capilares demandam bastante atenção, principalmente quando se trata de madeixas tingidas. Isso porque, quando feita sem os cuidados necessários, o processo químico da coloração pode deixar os fios sensíveis e ressecados.
De acordo com a hairstylist Pati Macedo, algumas medidas são necessárias para ajudar a proteger o cabelo antes e após a coloração. "Nosso cabelo já sofre diariamente com fatores externos de diversos tipos, desde pentear até a exposição solar. Durante minha rotina, não abro mão de preparar os fios antes de iniciar esse processo. Não é algo a mais, é o essencial e faz parte do processo", explica.
Se você está se preparando para passar por esse processo, confira quatro dicas da especialista para tingir os fios sem causar danos.
Cuide do seu cabelo regularmente
"Os cuidados capilares precisam ser feitos de forma regular porque isso irá influenciar em absolutamente tudo que for feito: penteados, tintura, alisamentos… tudo. Se os fios já estiverem danificados, como esperar bons resultados? Cuide sempre do seu cabelo para ter certeza de que ele estará preparado para receber química!", enfatiza Pati. Existem diversas formas de fazer esses cuidados, mas ela sugere começar por uma hidratação ou uma nutrição com óleos vegetais, além de priorizar um bom profissional na hora da mudança.
Teste de mecha
Após os cuidados regulares, o teste de mecha (procedimento onde se utiliza apenas um pequeno pedaço do cabelo para verificar a viabilidade do procedimento) é fundamental, de acordo com a profissional. Afinal, ninguém quer colocar uma tinta no cabelo inteiro e correr o risco de um corte químico, não é mesmo?
"Esse teste deve ser feito com atenção, através de uma pequena mecha na região da nuca, e serve para sabermos se o fio resistirá ao procedimento. Recomenda-se fazer 48h antes da coloração completa porque é o tempo suficiente para ver como os fios irão reagir ou se surgirá algum tipo de alergia", comenta.
Tintura sem amônia
Para o momento da coloração, Pati recomenda o uso de tintas sem amônia, já que as opções com essa substância deixam o cabelo mais sensível. "É possível encontrar excelentes variações no mercado que agem na área externa dos fios, sem abrir as cutículas e sem agredir tanto", diz a profissional.
Reparação capilar
E os cuidados não acabam após tingir os fios, viu? "Pelo contrário, eles devem continuar, pois é aí que se inicia o processo de reparação! Conduzir algumas reconstruções ou um cronograma capilar irão ajudar a combater o ressecamento, a queda e o frizz, além de devolver os nutrientes dos fios", finaliza Pati.