Os preparativos para as celebrações de fim de ano já estão a todo vapor! Por isso, é hora de pensar em todas as festas e momentos que serão passados com a família e amigos - e isso inclui, é claro, seu fiel amigo de quatro patas.
Para que seu pet possa ter momentos tão bons quanto você, é necessário tomar alguns cuidados, tanto gerais quanto ligados a essa época do ano.
Para te ajudar, convidamos Camila Costanza, que é sócia-diretora da Dipetti, e a Dra. Fernanda Binati, que é médica-veterinária. Elas prepararam cinco dicas especiais para garantir o bem-estar dos animais nesta época. Veja a seguir!
Alimentação balanceada
Uma alimentação balanceada é base da saúde canina. Então, é sempre importante escolher alimentos de qualidade que atendam às necessidades nutricionais do seu pet. Lembre-se também de impedir que ele coma coisas que possam fazer mal.
No fim do ano, alimentos como uva, cebola e chocolate são bastante comuns. No entanto, eles são tóxicos para os cães. Portanto, tome cuidado para não se distrair e deixar esses alimentos ao alcance dos seus pets
Além disso, sempre siga as recomendações de um veterinário sobre a dieta mais apropriada para a raça, idade e nível de atividade do seu cão.
Exercício regular
Cães precisam de exercício regular para se manterem saudáveis e felizes. Passeios diários, sessões de brincadeira e atividades ao ar livre são essenciais para o seu cão gastar energia e manter um peso saudável. Por isso, não esqueça de separar um tempo para sair com seu cãozinho.
Atendimento veterinário preventivo
Vacinações, check-ups e prevenção de parasitas são essenciais para a saúde do seu pet e devem ser feitos de tempos em tempos. Porém, muitas pessoas acabam esquecendo de alguns desses cuidados. Se esse for o seu caso, esse momento de fim do ano e renovação pode ser ideal para pensar nisso.
Amor e companhia
Que os cães precisam de amor, carinho e companhia não é novidade. Eles são animais sociais e é preciso dedicar tempo para brincar, treinar e criar laços com seu amigão de quatro patas. Nesse sentido, não se esqueça disso durante as festas de fim de ano, quando tutores podem acabar cheios de afazeres.
Além disso, fique atento à movimentação do pet, pois nas festas os animais podem ficar mais agitados e até fugir. Na hora dos fogos de artifício, procure deixá-lo em um ambiente mais tranquilo, se possível com uma música suave.
Itens naturais para roer
Um dos instintos naturais dos cães é roer. Isso ajuda a manter seus dentes saudáveis, alivia o estresse e mantém seu cérebro ativo. Portanto, ofereça ao seu pet opções seguras e saudáveis para roer, como os mordedores. Isso vai evitar que eles mordam outros objetos, como móveis ou sapatos.
E nas festas de fim de ano, que os cães podem ficar mais agitados, isso é essencial. "O principal estresse é a movimentação de pessoas, que nessa época é maior nas casas dos tutores, e os barulhos excessivos, como fogos. Você pode oferecer o mordedor para o pet aliviar a tensão, gastando a energia na mordedura do petisco oferecido", indica a Dra. Fernanda.