O treino de força, como a musculação, é de extrema importância para a rotina de exercícios. Além de fortalecer a musculatura, essa modalidade ajuda a queimar gordura e evitar a flacidez no processo de emagrecimento.
Porém, sabemos que começar essa prática não é fácil. Assim, para te ajudar a vencer essa etapa inicial, listamos cinco passos importantes que vão ajudar todos os iniciantes no treino de força. Confira a seguir e siga motivado para alcançar seu objetivo:
1. Comece usando o peso do próprio corpo
Para iniciantes, o recomendado é começar com treinos leves e fáceis, para não prejudicar o corpo e o rendimento no futuro, conforme explica a personal trainer Fernanda Andrade, em seu artigo no MinhaVida. "Os objetivos dos primeiros treinos é causar uma adaptação neuromuscular, aprender e corrigir os exercícios e adquirir o hábito dos treinos regulares", informa a profissional.
Uma forma de começar leve é fazendo exercícios com o peso do próprio corpo. Além da vantagem de não precisar de materiais que, muitas vezes, não temos em casa (como os halteres ou barras), eles permitem ganhar força e resistência aos poucos. Alguns exemplos são agachamentos, afundos e flexões com suas respectivas variações.
Leia mais: 9 exercícios que usam o peso do corpo para fazer em casa
2. Inclua o descanso na sua rotina
...
Veja também
Como saber se a creatina é adulterada? Esse teste caseiro pode te ajudar a encontrar a resposta
Quanto tempo demora para a musculação fazer efeito se você começar a treinar hoje?
Quantos agachamentos devo fazer por dia? Personal trainer responde!