Viajar com criança dá trabalho dobrado. Desde os cuidados especiais com a bagagem até o trajeto, com mais pausas e necessidade de distrações, a preocupação é grande. Os cuidados aumentam ainda mais quando o jeito é pegar a estrada com os pequenos — e o carro precisa se transformar numa central segura de entretenimento durante o passeio.
"As crianças podem ficar agitadas, com fome ou querendo ir ao banheiro. Ou simplesmente começarem a resmungar devido ao tédio de tanto tempo sentadas", afirma a psicóloga Solange Martins Ferreira, do Hospital Santa Catarina, em São Paulo.
Nem sempre os pais sabem como agir nessas situações. Mas tem como transformar tudo isso em diversão, com algum planejamento e regras claras. Veja as dicas dos especialistas a seguir:
1 - Fazendo as malas
O que levar durante a viagem? Organizar a bagagem pode ser um momento divertido entre pais e filhos, além de dar noções de importância à criança — afinal, nem todos os brinquedos cabem no porta-malas.
"Os pais devem deixar a criança livre para separar o que quiser. Na sequência, devem ajudá-la a escolher, limitando a quantidade de brinquedos ou adaptando as roupas de acordo com a estação climática", afirma Solange.
E claro, é obrigação dos adultos completarem a bagagem com o que faltar (produtos de higiene e primeiros-socorros, principalmente).
Leia também: 12 cuidados essenciais para ter com crianças na praia
2 - Fique atento à segurança
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
Essas 7 características são comuns em adultos que foram crianças mimadas, segundo a psicologia
Você não vai acreditar em quanto 'tempo de tela' a OMS recomenda para crianças abaixo de 5 anos