Oferecimento

Ácido mandélico: o que é e como utilizar no skincare

O ácido mandélico contribui para a redução de manchas e renovação da pele; veja outros benefícios

24 ago 2023 - 11h00
(atualizado às 17h09)

O ácido mandélico é um dos mais conhecidos no universo dos cuidados com a pele e o preferido quando o assunto é clareamento, combate as rugas e linhas de expressão. Mas, se você nunca ouviu falar nele, fique tranquila! O Alto Astral conversou com a médica dermatologista Geisa Costa, que nos explicou tudo sobre o ácido mandélico. Confira:

O que é ácido mandélico?

O ácido mandélico, derivado de amêndoas amargas, é um produto indicado principalmente para peles sensíveis, pois é menos agressivo do que outros ácidos. A substância é absorvida lentamente pela pele e ajuda no clareamento de manchas, controle da acne e hidratação da pele.

Publicidade

Esse ácido possui um efeito peeling, ou seja, ele leva à remoção das células mortas por meio da descamação causada por uma substância química com ação esfoliante, mas que não causa irritação à pele. 

Há contraindicação?

De acordo com a profissional, o ativo é contraindicado em gestantes, lactantes, pele com lesões e sensibilidade ao ácido mandélico. Também deve ser evitado em pacientes com pele bronzeada, eritema solar, que usem cera depilatória e em tratamento com isotretinoína.

Quais os benefícios do produto?

Além de mais leve e menos agressivo, o ácido mandélico possui ação anti-inflamatória, clareadora, antibacteriana e fungicida. A partir do tratamento, ele oferece inúmeros resultados, como o aumento da renovação celular, o combate e prevenção à acne e também o fotoenvelhecimento.

Como utilizá-lo no skincare?

Para utilizar o ácido mandélico na rotina de cuidados com a pele, a dermatologista recomenda aplicá-lo sobre a pele do rosto à noite. No entanto, é fundamental higienizar e preparar a pele para receber o ativo. 

Publicidade

"Precisa lavar muito bem o rosto no dia seguinte, continuar com os outros produtos para o dia, e aplicar protetor solar. Caso contrário, pode ganhar manchas", complementa Geisa, que também lembra a importância de consultar um especialista. 

"Pele é estímulo constante. Por isso, o ideal é você ter um acompanhamento do seu dermatologista na clínica e orientação para o que aplicar em casa. Dessa forma, você consegue o efeito esperado pelo produto", finaliza.  

Skincare com gelo! Conheça o Skin-icing
Video Player
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se