Você costuma acordar entre três e quatro da manhã sem querer e demora para voltar a pegar no sono? Saiba que você não está só! Esse é um fenômeno relatado por uma em cada três pessoas, principalmente desde o início da pandemia, e pode estar associado ao estresse.
Em um artigo publicado no site The Conversation, Greg Murray, diretor do Centro de Saúde Mental da Swinburne University of Technology, na Austrália, explica que acordar várias vezes durante a noite é normal e que sono leve é mais comum na segunda metade da noite. Porém, o estresse pode tornar os despertares mais conscientes.
"Quando o sono está indo bem para nós, simplesmente não temos consciência desses despertares. Mas adicione um pouco de estresse e há uma boa chance de que a vigília se torne um estado totalmente autoconsciente", escreveu Murray no artigo.
Leia mais: Sente sono quando está com o seu parceiro? Isso não é um mau sinal
Preocupação também é um fator que causa a redução da qualidade do sono
Além do estresse, gastar muito tempo em frente à tela absorvendo notícias negativas também pode influenciar negativamente a qualidade do sono. Segundo Murray, isso acontece porque durante a noite estamos sozinhos, sem conexões sociais, bens culturais e recursos para enfrentar problemas que possam surgir.
...
Veja também
O que significa quando uma pessoa dorme rápido quando está ao seu lado, segundo psicólogas
Como o controle excessivo dos pais pode afetar a saúde mental dos filhos?
Três hábitos matinais que o ajudarão a ser mais feliz e produtivo no trabalho, segundo a ciência