Ano-Novo chegando, muitos pensam na romã, fruta com aspecto místico, com fama de trazer sorte. Ela é frequentemente associada a prosperidade devido à quantidade de sementes. A simpatia diz que, na virada do ano, basta guardar sementes na carteira para ter abundância. Outros costumam colocar na boca doze sementes da fruta, sem morder, mentalizando alguns pedidos. No entanto, são muitos os benefícios da fruta, que vão além da sorte.
Benefícios da romã
Segundo estudiosos, o suco é capaz de ajudar a combater, por exemplo, o câncer de próstata. Segundo pesquisadores do Centro Oncológico Jonsson da Universidade da Califórnia, o suco dessa fruta pode interromper a multiplicação das células do câncer de próstata e promove a morte delas. Além disso, após uma intervenção cirúrgica, o suco de romã pode ajudar a reduzir o antígeno prostático específico (APE) que é o marcador da doença.
Além disso, contém compostos funcionais como flavonoides, quercetina e ácido elágico. Eles são antioxidantes que podem ajudar a prevenir o Alzheimer e controlar a pressão alta. Também possuem efeitos anti-inflamatórios e antissépticos, ajudando a aliviar a dor de garganta, por exemplo.
Por ser rica em taninos, compostos que aumentam a absorção de água no organismo, a romã ajuda no tratamento de diarreias, já que promove o equilíbrio da flora intestinal.
Vale ressaltar que, por questões de segurança, a romã não é recomendada para crianças com menos de 2 anos devido às sementes.
Aprenda a fazer suco de romã
Ingredientes
- 5 romãs maduras
- 1/2 litro de água gelada ou espumante
Como preparar
Lave as romãs. Corte-as no meio e esprema até obter o líquido da fruta. Misture este suco natural da romã com água gelada ou o espumante e misture até que os sabores incorporem.
Segundo a nutricionista Camila Abreu, professora do Curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, para aproveitar ainda mais os benefícios da fruta pode-se bater no liquidificador a casca, as sementes e a polpa com um pouco de água. Depois, é só coar e beber.