É no mínimo curioso que, em meio ao florescimento da inteligência artificial, a última tendência em produtividade seja uma agenda japonesa para anotar tudo o que não se quer esquecer.
Durante anos, aplicativos de produtividade, como o Trello ou o Asana, foram projetados para praticamente automatizar a produtividade, com o apoio de calendários supereficientes que permitem aproveitar cada minuto do seu dia. No entanto, eles são tão eficientes em seu trabalho que o deixam sem um minuto para refletir.
Talvez aí esteja o significado dessa mudança para o que alguns já estão chamando de "produtividade analógica" e até mesmo, adotando uma abordagem híbrida entre analógico e digital, a "produtividade artesanal", na qual cada um constrói seu próprio sistema a partir do zero.
Esse tipo de produtividade do tipo "faça você mesmo" usa a versatilidade de aplicativos como o Notion, Obsidian ou o aplicativo Notes do seu celular para criar seu próprio sistema de produtividade personalizado. Às vezes, menos é mais.
Anote tudo e esqueça
Um dos objetivos de anotar tudo o que é importante é justamente não esquecer. A esse respeito, estudos científicos mostram dois lados da mesma moeda.
...
Veja também
Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?
Professor de Harvard revela o segredo para ser feliz: "não seja a pessoa que você era há 20 anos"