Separamos uma lista das inesquecíveis tramas históricas que já brilharam nas telinhas
A chegada de Garota do Momento no horário das 18h na TV Globo nos faz lembrar do quanto as novelas de época têm um espaço especial no coração do público noveleiro. Como resultado, seja por meio de romances, dramas ou até cenários políticos em cena, essas novelas funcionam como uma espécie de viagem ao passado, ao mesmo tempo em que trazem à tona questionamentos que, muitas vezes, ressoam com a atualidade. Vamos relembrar algumas das melhores novelas de época que marcaram a história da TV!
O Cravo e a Rosa (2000)
Inspirada em A Megera Domada, de William Shakespeare, a novela é ambientada na década de 1920 e gira em torno do romance cômico entre Catarina (Adriana Esteves) e Petruchio (Eduardo Moscovis), personagens com personalidades fortes que protagonizam momentos hilários e apaixonantes. Ou seja, é uma história que traz o melhor da comédia romântica em um cenário de época cheio de charme.
Chocolate com Pimenta (2003)
Situada nos anos 1920, a trama acompanha a vida de Ana Francisca (Mariana Ximenes), uma moça simples que vive uma história de vingança e redenção na pequena cidade fictícia de Ventura. Com muito humor e emoção, a história combina romance com questões sociais e políticas da época.
Sinhá Moça (2006)
Ambientada no Brasil escravocrata do século XIX, a trama, que teve sua versão mais recente em 2006, narra a história de amor entre Sinhá Moça (Débora Falabella), uma jovem abolicionista, e Rodolfo (Danton Mello), um jovem também contrário à escravidão, mas que precisa lidar com a influência de sua família escravocrata.
Lado a Lado (2012)
Em um retrato do início do século XX. A novela, que conquistou o Emmy Internacional, trata das mudanças sociais e culturais no Brasil. Aborda a formação das favelas, o nascimento do samba e o papel da mulher na sociedade. As protagonistas Isabel (Camila Pitanga) e Laura (Marjorie Estiano) são mulheres à frente de seu tempo, que lutam por seus direitos e pelo amor verdadeiro.
Terra Nostra (1999)
A novela se passa no final do século XIX. Narra a saga dos imigrantes italianos que chegaram ao Brasil em busca de uma vida melhor. A história gira em torno do amor impossível entre Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio). Eles eram dois jovens italianos que enfrentam muitos obstáculos para ficarem juntos, por mais que se amassem.
Força de um Desejo (1999)
Situada no século XIX, a novela retrata um período de transição na história do Brasil, abordando questões como escravidão e nobreza decadente. A trama principal envolve um romance complexo entre Ester (Malu Mader), uma mulher determinada, e Inácio (Fábio Assunção), um jovem sonhador.
Além do Tempo (2015)
Esta novela é inovadora por ter duas fases distintas: a primeira no século XIX e a segunda nos dias atuais. A trama principal é um romance que desafia o tempo e o destino. Acima de tudo, os personagens precisam lidar com suas reencarnações e acertos de contas de vidas passadas.
Éramos Seis (2019)
Por fim, baseada no romance homônimo de Maria José Dupré. A novela narra a vida de Dona Lola (Glória Pires) e sua família, entre as décadas de 1920 e 1940. A trama mostra as dificuldades, as alegrias e principalmente os desafios enfrentados por uma família de classe média.