Embora tenha uma péssima reputação, a verdade é que as discussões fazem parte da vida saudável de qualquer casal. De fato, a coisa mais normal e aconselhável do mundo em qualquer relacionamento é discutir. Não brigar, mas discutir.
Como explica a psicóloga e sexóloga María Esclápez, em seu livro "Me quiero, te quiero", "discutir não é uma coisa ruim, nem é um indicador de que o relacionamento está indo mal, pois ajuda a negociar e a esclarecer as coisas". Quando as discussões são enfrentadas de forma negativa, é que há um problema.
A chave para discussões melhores começa com a escuta e a tentativa de entender o ponto de vista do outro. É por isso que existe uma frase que os psicólogos especialistas recomendam: "Me ajude a entender isso melhor".
"Me ajude a entender"
Quando deixamos de lado o desejo de vencer em uma discussão, como explicaram os psicólogos John e Julie Gottman, criadores do Gottman Institute e especialistas em relacionamentos, estamos apostando em um relacionamento mais saudável.
Em uma de suas palestras no TED, eles afirmaram que "quando pensamos em brigar, qual é o maior erro que causa desastres no relacionamento? Eles lutam para ganhar, o que significa que alguém tem que perder. Em vez disso, o que os mestres fazem? Eles lutam para entender". Não discutimos para vencer, mas para compreender.
...
Veja também
O que significa o fato de alguém sempre usar preto, de acordo com a psicologia?
Essas 7 características são comuns em adultos que foram crianças mimadas, segundo a psicologia
O truque para responder ao desrespeito no trabalho, segundo um especialista em comunicação