Dizem que estar confortável com o silêncio é um superpoder. Não estamos falando daquele momento de um relacionamento saudável em que é confortável compartilhar espaço com seu parceiro sem ter que preencher o silêncio. Mas sim de ter o silêncio como ferramenta de inteligência emocional, nos ajudando a manter a calma mesmo em conflitos.
Sêneca, Marco Aurélio e Epiteto foram alguns dos pensadores que defenderam o silêncio como ferramenta para viver melhor. Enquanto o caos mental age de forma exatamente oposta, nos deixando mentalmente doentes, como explica o Dr. Mario Alonso Puig. "Para ganhar saúde, acalme a mente", declara. E é aí que entra o silêncio.
Os efeitos do silêncio no nosso bem-estar
O silêncio, segundo os estoicos, é mais do que a ausência de ruído ou palavras. É uma ferramenta capaz de criar um espaço de reflexão e de processamento construtivo de sentimentos. O monge budista Thích Nhất Hạnh falou sobre o silêncio em seu livro "Silêncio: o poder da quietude em um mundo barulhento", e afirmou que todos os dias recebemos uma "ração de ruído" da qual muitas vezes nem nos damos conta. Alcançar o silêncio mental requer prática, mas o resultado é melhor do que imaginamos.
...
Veja também
Câncer: sintomas, causas e se tem cura
Esclerose múltipla: sintomas, diagnóstico, tratamento e tem cura?