Não é de hoje que o leite se tornou um assunto polêmico, sobretudo no meio fitness. Afinal, muitos o "demonizam", alegando que possui propriedades inflamatórias e nocivas para o corpo. Por outro lado, outros profissionais inclusive incentivam o consumo da bebida.
Mas, afinal, qual dos lados está correto? Para descobrir a resposta, consultamos a presidente da SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição), Dra. Sueli Longo. E ela nos revelou 3 coisas que acontecem no corpo de quem treina e bebe leite. Confira:
Saiba o trio de benefícios do leite para exercícios físicos
Saúde em dia
O leite é muito interessante especialmente no pós-treino por apresentar em sua composição quantidades relevantes de proteínas, vitaminas e minerais, que contribuem para que um indivíduo consuma a quantidade recomendadas desses nutrientes e que auxiliam na promoção da sua saúde e rendimento físico.
Fonte de proteínas
O leite se destaca por ser uma excelente fonte de proteínas. Um copo de 200 ml dessa bebida pode oferecer cerca de 6g de proteínas de alta qualidade, como a caseína e a proteína do soro do leite, sendo ambos utilizados pela indústria para produção de suplementos.
Lado anti-inflamatório
Por exemplo: a caseína e a lactoalbumina podem atuar como antioxidantes, e as proteínas do soro do leite podem ter ação anti-inflamatória e imunomoduladora, atividades bem-vindas ao organismo em recuperação após a prática de exercícios.
Recado sobre a hidratação
O estudo do The American Journal of Clinical Nutrition citou dois pontos a favor do leite: as presenças de sódio e potássio em sua composição. Bebidas que contém esses eletrólitos apresentaram alto potencial de hidratação.
"Não aconselhamos ninguém a deixar de tomar água para se hidratar com leite. A versatilidade que o leite proporciona faz com que o alimento se destaque como completo. Pode ser utilizado de diferentes formas por pessoas que treinam", terminou a Dra. Sueli Longo.