O volume, a textura e o movimento estão mais valorizados e é crescente o número de mulheres assumindo as ondas naturais. Os tipos de produtos, a maneira de pentear e a finalização são itens decisivos para que as ondas fiquem bonitas e bem tratadas. A hair stylist Sonia Nesi, do Studio de Beleza Sonia Nesi, no Rio de Janeiro, dá oito dicas para cuidar do cabelo ondulado em casa.
Dez cortes fazem você parecer até 5 quilos mais magra
Nutrição exige reposição caseira após tratamento no salão
Conheça os tipos de escova e escolha a melhor para você
Nutrição
Nutra bastante os fios, pois eles quebram com facilidade.
Modo de pentear
Não penteie o cabelo quando estiver seco, pois as ondas serão desfeitas e criará volume. Penteie úmido com auxílio de pente ou escova com dentes largos.
Leave-in
Use sempre um leave-in específico para cabelo ondulado após a lavagem com xampu e condicionador. Ele ajudará no controle de volume e frizz.
Hidratação
Faça sempre hidratação em casa com uma boa máscara. Esse tipo de cabelo é sempre mais seco que o liso, porque a oleosidade natural dos fios não chega até as pontas.
Lenço para dormir
Quando for dormir, use um lenço de seda ou cetim na cabeça. Assim, o atrito com o travesseiro será menor e você acordará com menos frizz.
Coloração
Evite tente pintar o cabelo sozinha em casa. As ondas são muito sensíveis, procure sempre um especialista.
Condicionador
Não use condicionador na raiz, isso deixa o fio muito oleoso e pode haver queda. Passe apenas nas pontas.
Secador
Evite usar secador de cabelo, pois ele ressecará ainda mais o fio. Se quiser secá-lo, opte pelo difusor, que ajudará na definição das ondas.